Com foco na recuperação ambiental do local, um mutirão de limpeza, que começou na quarta-feira (16), retirou 5,2 toneladas de resíduos de um trecho do manguezal da Península do Caju, na Zona Portuária da cidade. O trabalho está sendo realizado pela Comlurb e a concessionária Águas do Rio.
O serviço contou com cinco trabalhadores e um encarregado vinculados à Águas do Rio, e 16 garis e dois agentes de limpeza urbana da Comlurb. Ele está sendo realizado sob a supervisão do biólogo Mário Moscatelli, que coordena a recuperação ambiental do local. Os resíduos foram transportados em um caminhão compactador da Comlurb.
A simples retirada do lixo faz a área de manguezal se recuperar muito rapidamente. Com a limpeza, as árvores voltam a produzir sementes, que caem na lama e produzem novas mudas. Esta época do ano é propícia ao florescimento das sementes. Uma das consequências positivas da regeneração é a volta da fauna ao local, principalmente as capivaras.
Com o mutirão de limpeza, o objetivo é recuperar quatro dos seis hectares e iniciar a ampliação do manguezal em mais 3,6 hectares. As áreas de manguezais são fundamentais para a biodiversidade da Baía de Guanabara, para a questão do sequestro e acúmulo de carbono, bem como sendo a única linha de defesa do litoral em tempos de extremos climáticos.