Pesquisa Ipec divulgada nesta quarta-feira (02) mostra que Dudu Reina (PP) consolidou sua posição de liderança na corrida para a Prefeitura de Nova Iguaçu. O candidato ampliou sua vantagem, atingindo 53% das intenções de voto, um aumento de 8 pontos percentuais em relação à pesquisa anterior, de 26 de setembro. Ele agora mantém uma distância de 38 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Clébio Lopes Jacaré (UNIÃO), que aparece com 15%.
Se a eleição fosse hoje, de acordo com o estudo, Dudu Reina seria eleito prefeito de Nova Iguaçu já no primeiro turno. A pesquisa, encomendada pela Rádio Tupi, foi realizada entre os dias 28 e 30 de setembro de 2024.
Já Tuninho da Padaria (PT) permanece com 9% das intenções de voto, configurando um cenário de empate técnico com Clébio, devido à margem de erro de 3 pontos percentuais. Outros candidatos como Aluisio Gama (PSB) e Iza Dutra (NOVO) seguem com 2%, e Dr. Leonardo Mazzutti (REDE) registra 1%.
Brancos e nulos somam 10% e 9% não sabem ou não responderam. De acordo com o Ipec, a soma dos percentuais pode não totalizar 100% em decorrência de arredondamentos.
A pesquisa mostra que 73% dos eleitores consideram sua decisão definitiva, um crescimento em relação aos 65% registrados na rodada anterior. Além disso, apenas 26% dizem que ainda podem mudar de opinião até o dia da eleição.
Dudu Reina é o candidato mais citado entre os eleitores que avaliam positivamente a atual gestão municipal, com 72% de apoio. Seu crescimento é mais acentuado entre os evangélicos (60%) e os eleitores que se autodeclaram pretos ou pardos (52%). Por outro lado, Clébio Lopes Jacaré se destaca entre os que consideram a gestão atual ruim ou péssima, recebendo 31% de apoio desse grupo.
Simulação de segundo turno
Em simulações de segundo turno, Dudu Reina também lidera com folga. Contra Tuninho da Padaria, ele obteria 59% das intenções de voto, enquanto o petista ficaria com 17%. Em um possível confronto com Clébio Lopes Jacaré, Dudu Reina venceria com 58%, frente a 19% do adversário.
A gestão do atual prefeito, Rogério Lisboa, é avaliada positivamente por 45% dos entrevistados, enquanto 36% a consideram regular e 16% a classificam como ruim ou péssima.
A pesquisa entrevistou 800 eleitores presencialmente e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo Nº RJ-03228/2024.