A fila de perícias médicas do INSS ultrapassou mais de 1 milhão de agendamentos, segundo informações do Ministério do Trabalho e Previdência, são 1.008.112 segurados que aguardam atendimento por um médico. São trabalhadores doentes, que enfrentam incapacidades temporárias ou permanentes.
De janeiro até maio deste ano, a fila de beneficiários que espera atendimento cresceu em 8,5%. Os dados são do Ministério da Previdência Social e foram obtidos por meio da Lei de Acesso à Informação pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP).
Diariamente, são realizadas cerca de 25 mil perícias em todo o país. Cerca de 1.250 perícias por dia, o que corresponde a 5% delas, sofrem impacto pela instabilidade nos sistemas. A quantidade de peritos do INSS é insuficiente para atender a demanda atual, principalmente com o acúmulo de solicitações que aconteceu durante a pandemia. Segundo o Ministério da Previdência, outro problema é o baixo índice de comparecimento às perícias que contribui para o aumento da fila de espera. Uma em cada cinco pessoas não comparecem às consultas.