O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), bateu o martelo e escolheu o candidato a vice-prefeito para a sua chapa à reeleição. Seu xará, Eduardo Cavaliere (PSD).
Cavaliere é ex-secretário da Casa Civil da Prefeitura, o de exerceu o cargo até o início de junho, período limite determinado pela Justiça Eleitoral para políticos candidatos às eleições deste ano.
Como aliado de Paes na campanha de Lula a presidente em 2022, assumiu o ministério do Meio Ambiente e ficou até abril daquele ano, quando pediu exoneração para disputar a eleição para deputado estadual. Foi eleito com 33,6 mil votos, mas logo pediu licença para assumir a Casa Civil.
A decisão pelo nome do deputado estadual Eduardo Cavaliere já teria sido comunicada ao presidente Lula, aliado de Paes, que formaria assim uma chapa puro sangue do PSD.
A preferência de Paes era por Pedro Paulo (PSD), deputado federal e ex-secretário de Fazenda do Rio, considerado o braço direito do prefeito. Porém, a revelação da existência de um vídeo íntimo prejudicou as chances do deputado federal, que na semana passada teria pedido para seu nome não ser colocado mais à disposição do partido para a candidatura.
Pesquisa Prefab
O resultado da nova pesquisa do instituto Prefab Future para a disputa à prefeitura do Rio de Janeiro, divulgada nesta sexta-feira (02), mostra Eduardo Paes com 43,6%. Em seguida vem o delegado Ramagem com 6,9%; Tarcisio Motta tem 4%. Depois vêm Marcelo Queiroz (2,3%), Cyro Garcia (2,1%) e Rodrigo Amorim (1,7%). Carol Sponza tem 0,8%, Juliete Pantoja, 0,6%, Henrique Simonard não pontuou. Indecisos somam 24,9% e Brancos e Nulos, 13,1%. Em votos válidos, se a eleição fosse hoje, Paes teria 70,3% e venceria no primeiro turno.