O campeão do 57º Festival de Parintins, dividido entre o vermelho do Boi Garantido e o azul do Caprichoso – será conhecido nesta segunda-feira (1º). As apresentações no Bumbódromo começaram na sexta-feira (28) à noite e se estenderam até esse domingo.
O Festival Folclórico de Parintins é uma festa popular brasileira criada em 1965 no município de Parintins, interior do estado do Amazonas.
Considerado patrimônio cultural do país pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o evento está ligado à tradição cultural do Boi-Bumbá. A manifestação popular gira em torno de uma lenda sobre a ressurreição do boi.
O Festival, muito famoso na região norte do país, ganhou bastante notoriedade no restante do país este ano, devido a participação de Isabelle Nogueira, recentemente no Big Brother Brasil, reality show produzido pela Rede Globo, o que contribuiu para aumentar o interesse sobre o Festival de Parintins. A manauara de 31 anos, é a a atual cunhã-poranga do Boi Garantido, personagem muito importante nesta tardição cultural.
Se em boa parte da cidade, o vermelho e o azul se misturam, há também áreas mais delimitadas onde o predomínio é claro. Isso ocorre no entorno dos currais, local onde funcionam os ensaios de cada boi. O do Boi Garantido fica na Baixa do São José e o do Boi Caprichoso está localizado no centro da cidade.
Os bois Garantido e Caprichoso foram avaliados por nove jurados que atribuíram notas para 21 itens. O boi-bumbá vencedor será aquele que acumular o maior número de pontos na soma de todos os blocos durante as três noites de apresentações.
Apresentações
Na sexta-feira (28), primeira noite de apresentações, o boi Caprichoso com o tema “Cultura – O Triunfo do Povo” apresentou o subtema “Raízes: o entrelaçar de gentes e lutas”, com o objetivo de celebrar as origens do boi da Francesa. O boi Garantido, com o tema “Segredos do Coração”, trouxe o subtema “A menina dos olhos do mundo”, em referência ao trabalho do escritor amazonense Thiago de Mello.
O boi Caprichoso abriu a segunda noite de apresentações, no sábado (29) com o subtema “Tradições: o flamejar da resistência popular”, em uma noite dedicada aos parintinenses que fizeram parte da história do bumbá. O boi Garantido como subtema “A Cidade de Lindolfo”, em que mostrou na arena a ancestralidade do bumbá desde o surgimento da “Baixada da Xanda”, atual, Baixa do São José, bairro onde nasceu o bumbá.
No domingo (30), o boi Garantido abriu a última noite de apresentações com o subtema “O futuro é ancestral” inspirado na obra do escritor indígena Ailton Krenak, no qual mostrou que a união de todos os povos constrói uma nova humanidade. O boi Caprichoso fechou as apresentações com o subtema “Saberes: o reflorestar das consciências”, e mostrou os diversos saberes que compõe a expressão cultural.