A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTE) assinou, na tarde de quinta-feira (20/6), um acordo de cooperação com a Firjan SENAI para o oferecimento de 580 vagas em cursos gratuitos aos trabalhadores cariocas. Em julho, começarão as aulas de formações valorizadas no mercado, como programador Back-End (cujas mensalidades chegam a custar mais de R$ 1 mil nas escolas privadas) e para editor de vídeo (que será oferecido com carga de 200 horas). Estes e outros 23 cursos serão oferecidos em diversas unidades da Firjan SENAI espalhadas por toda a cidade, nos turnos da manhã, tarde e noite. Tudo de graça, e contemplando capacitações para os empregos verdes, como para instaladores de sistemas fotovoltaicos, que será dada na Firjan SENAI Tijuca.
Das 580 vagas que serão abertas, 80 estarão destinadas aos beneficiários do Seguir em Frente, programa da Prefeitura do Rio de assistência à população em situação de rua. As inscrições para todas as vagas serão realizadas mediante encaminhamento das unidades da Central do Trabalhador administradas pela SMTE e presentes em sete bairros da cidade. Elas terão seu início anunciado nos próximos dias no Instagram da secretaria (@trabalha.rio).
Ana Cristina Monteiro Carvalho, gerente regional da Firjan, representou a instituição na solenidade de assinatura, e enfatizou que 60% do parque industrial do estado está no Rio.
– Nós acreditamos que a sociedade do Rio fortalece a indústria. O acordo técnico de cooperação oferece oportunidades de formação para levar educação profissional nos segmentos fortes do Rio, com foco na empregabilidade.
Também participaram, representando as secretarias de Saúde e de Assistência Social do Rio, respectivamente, o superintendente de Saúde Mental do Rio, Hugo Marques Fagundes, e o subsecretário de Assistência Social, Fábio Sá. As duas pastas também cooperam com o programa Seguir em Frente.