Paraty e Ilha Grande sempre estiveram ligadas, desde o início dos seus povoamentos e foram marcadas pela coexistência orgânica entre cultura e natureza. Um pouco da história destes dois paraísos está reunida no livro “Paraty & Ilha Grande – cultura e biodiversidade”, da Quereres Edições, com edição bilíngue. O lançamento vai contar com três dias de autógrafos.
Em Paraty, no dia 31/05 a partir das 19h na Livraria das Marés. No dia seguinte, 01/06 é vez de Angra dos Reis, onde o evento acontece na Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis, às 16h. E no dia 02/06 no Rio de Janeiro, a partir das 17h, na Blooks Livraria.
A obra começou a ser produzida durante a pandemia pelos arquitetos Andrey Schlee, seu filho, Andrey de Aspiazu e pela jornalista Maura Campanili, com organização de Luiz Prado. O título do livro faz referência aos fatores que ajudaram a região a ser reconhecida como Patrimônio Mundial, por conta do exemplo de interação humana com o meio ambiente.
Ao longo de suas 260 páginas apresenta mais de 300 fotos, que se dividem em 10 capítulos. O livro tem como diferencial a participação de 19 fotógrafos, todos moradores da região, que deram ao projeto sua visão local. São eles: Angelita P. Rodrigues, Ary Amarante, Augusto Froelich, Bruno Leão, Eliana Gomes Soares, Enrico Marrone, Guido Nietmann, Roberta Pisco, Guilherme Lessa, Gustavo Pedro, Herbert Serafim de Freitas, João Marcos Rosa, José Milton Serafim, Joseph Arena, Marcus Prado, Mariana Vergara, Miguel Ângelo, Ricardo Gaspar e Oscar Liberal. O resultado é um passeio por praias paradisíacas, detalhes arquitetônicos e uma grande exibição de fauna e flora, além das festas tradicionais da região e a cultura dos seus povos.