Moradores de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, sentiram tremores de terra na madrugada desta segunda-feira. Houve relatos nos bairros Madureira, Jardim América, Universitário e Pio X entre as 3h e as 4h. Os locais estão sendo verificados por equipes dos bombeiros e da Defesa Civil. Ninguém ficou ferido.
O Corpo de Bombeiros emitiu um aviso orientando os moradores que saíssem imediatamente de suas residências em caso de rachaduras nas paredes ou vigas. Caso as estruturas não apresentassem danos, as pessoas poderiam permanecer em suas casas. A corporação recebeu mais de 100 ligações durante a madrugada.
Na região da rodoviária e nas proximidades do estádio Alfredo Jaconi, algumas famílias deixaram suas casas. Uma guarnição se deslocou até as ruas e não identificou danos causados pelos tremores. Durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros e Defesa Civil estiveram nos locais atingidos para verificar as condições da região. Na manhã desta segunda-feira, as equipes devem voltar aos bairros para realizar uma nova vistoria.
Em nota, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA) informa que não há riscos para a população. Segundo o diretor de Gestão Ambiental da SEMMA, geólogo Caio Torques, o que está ocorrendo é a acomodação de camadas rochosas subterrâneas, o que já ocorreu no município em outras oportunidades.
Devido ao excesso de chuva nas últimas duas semanas, pode ocorrer a aceleração dessas acomodações devido à lubrificação causada pela água. “Eventos desse tipo não têm poder de destruição, os moradores podem ficar tranquilos. Até agora não detectamos nenhum grande deslizamento de terra nas proximidades de onde foram sentidos”, explica o geólogo.
Desmoronamento em Gramado
A prefeitura de Gramado, divulgou que o asfalto de uma rua cedeu na manhã deste domingo (12), devido a uma infiltração, consequência das chuvas. A Defesa Civil divulgou que já houve evacuações de seis bairros e cinco localidades no interior ao longo de 10 dias. Só em Gramado, sete pessoas morreram vítimas de deslizamentos de terra.
Segundo informações divulgadas pela Defesa Civil, já houve evacuações de seis bairros e cinco localidades no interior ao longo de 10 dias: Piratini, Três Pinheiros, Centro, Bavária, Planalto, Várzea Grande, linha Quilombo, Serra Grande, Estrada do Moreira, Bonita e Morro Redondo. No total, são 142 áreas nesses locais.
No último boletim divulgado pela prefeitura, na noite do último sábado (11), 974 pessoas estão fora de casa.
Entre os problemas identificados pelo poder público, estão infiltrações em imóveis e deslizamentos de terra. Há relatos de casas que desmoronaram.