A Prefeitura de Maricá foi premiada na terça-feira (23/04) na abertura da 16ª edição da maior feira de artesanato do estado, a Rio Artes. Representada pela secretária de Promoção e Projetos Especiais, Júlia Britto, a cidade ganhou o prêmio que leva o nome do Instituto de Desenvolvimento da Educação do Empreendedorismo e Valorização das Artes (Indeevar), um reconhecimento ao município que valoriza o trabalho de seus artesãos e artistas manuais.
Pelo segundo ano consecutivo, Maricá participa como expositor da feira, onde apresenta seus coletivos de artesanato por meio do núcleo ArteMar, criado pela Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e pela Secretaria de Promoção e Projetos Especiais, dentro do Plano Maricá 2030, que vem apoiando os coletivos com capacitação e participação nas feiras e projetos locais.
O ArteMar é um trabalho de promoção da cidade que vem colocando o artesanato com destaque, reforçando a importância do trabalho dos artesãos no desenvolvimento do município. Atualmente, ele reúne seis coletivos: A Feirarte (pela Secretaria de Turismo), o Maricá Mostra Cultura (Secretaria de Cultura), o projeto Feira Livre Solidária (da Secretaria de Economia Solidária), a Feira da Agricultura Familiar (da Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento), a Feira da Colméia (da Codemar) e o projeto NAC – Natureza Arte e Cultura (da Secretaria de Promoção e Projetos Especiais).
Feira RioArtes, acontece até este domingo (28/04) no Centro de Convenções ExpoMag, no Centro do Rio.