Nesta segunda-feira (25), a Justiça Desportiva Antidopagem, suspendeu o jogador Gabriel Barbosa, mais conhecido como “Gabigol”, por dois anos, por fraude do exame antidoping.
Acostumado a marcar favoravelmente o placar a seu favor, ou a favor do seu time, o Flamengo, desta vez, Gabi foi “derrotado” por 5×4 a favor da punição do atacante. O julgamento teve início na semana passada e foi concluído hoje, em sessão que durou pouco mais de duas horas. O jogador esteve presente no julgamento hoje e sua defesa alega que ele, fez o exame de sangue, que é considerado mais efetivo. A decisão cabe recurso. Pena começou a contar a partir da coleta, no ano passado, e termina em 8 de abril de 2025.
Gabigol foi julgado por infração ao artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, que se refere a “fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle”.
Os responsáveis pelo exame antidoping dizem que o jogador não se dirigiu a eles antes do treino, depois os ignorou e foi almoçar, além de tratar a equipe com desrespeito.
Ele não seguiu os procedimentos indicados, pegou o vaso coletor sem avisar a ninguém, ficou irritado ao ver que o responsável o acompanhou até o banheiro para a coleta e entregou o objeto aberto, contrariando orientação recebida.
Flamengo se manifesta
“O Clube de Regatas do Flamengo, tomando conhecimento do resultado do julgamento do seu atleta Gabriel Barbosa, no sentido de aplicação de pena de suspensão de 2 anos, até abril de 2025, por 5 votos pela condenação e 4 pela absolvição, vem a público dizer que recebeu com surpresa a referida decisão e que auxiliará o atleta na apresentação de recurso à Corte Arbitral do Esporte (CAS), uma vez que entende que não houve qualquer tipo de fraude, nem mesmo tentativa, a justificar a punição aplicada”, declarou o Flamengo em nota.