Rio 40°, Cidade Maravilha, purgatório da beleza e do caos! Parabéns Rioooo!
Nesta sexta-feira (01/03) a cidade do Rio de Janeiro completa 459 anos. Para muitos a data gera dúvidas, afinal, o aniversário da cidade maravilhosa é comemorado dia 01/03 ou dia 20/01?
O aniversário do Rio é no dia 01/03 mas não é um feriado municipal. O dia 20/01 é o dia de São Sebastião, padroeiro do Rio.
Em 1º de março de 1565, ocorreu a fundação da cidade do Rio de Janeiro, que foi posteriormente designada como a capital do Brasil até a construção de Brasília.
Agora que essa dúvida já foi esclarecida, vamos falar sobre curiosidades dessa terra que é tão apaixonante que por diversas vezes foi inspiração para artistas tarsnformarem sua beleza em canção e regristar suas paisagens em clipes musicais. Vamos conferir!
Algumas canções que foram inspiradas no Rio de Janeiro:
- “Aquele Abraço” de Gilberto Gil
Quem nunca entoou o famoso verso “O Rio de Janeiro continua lindo”? O trecho faz parte da composição “Aquele Abraço”, de Gilberto Gil que foi lançada em 1969. No site oficial do cantor, é revelado que a canção foi idealizada após o cantor deixar a prisão em Marechal Deodoro, Zona Sul do Rio, em plena quarta-feira de cinzas.
“Na manhã do dia da minha volta para Salvador, fui visitar Mariah Costa, mãe de Gal; ali, na casa dela, eu ideei e comecei Aquele Abraço (…). No avião mesmo eu terminei a música, escrevendo a letra num papel qualquer, um guardanapo, e mentalizando a melodia”, completa.
- “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinicius de Moraes
Tom Jobim e Vinicius de Moraes criaram “Garota de Ipanema” enquanto estavam sentados em um bar na rua Montenegro, em Ipanema, no ano de 1962.
Os artistas se inspiraram na beleza da ex-modelo Helô Pinheiro, que passava pela rua para ir à praia, e escreveram a canção, que acabou se tornando a música brasileira mais regravada na história. Nomes mundialmente famosos estão nesta lista, como Frank Sinatra, Madonna, Ella Fitzgerald, Amy Winehouse, entre outros.
- “Samba do Avião” de Tom Jobim
Jobim também foi responsável por relatar a experiência de quem chega a capital fluminense e, do avião, visualiza as belezas naturais da cidade com “Samba do Avião”, lançada no ano seguinte, em 63.
Vale citar, que uma homenagem ao cantor foi realizada anos depois, ao intitular o aeroporto da cidade como Aeroporto Internacional Tom Jobim, o conhecido Galeão.
- Caetano Veloso – Ela é Carioca (Ao vivo)Caetano Veloso – Ela é Carioca (Ao vivo)
Outra canção de Jobim que também fala sobre o Rio e mais especificamente, sobre a mulher nascida na capital é “Ela é Carioca”, que também já ganhou uma versão de Caetano Veloso.
- “Do Leme ao Pontal” de Tim Maia
A canção escrita e cantada por Tim Maia em 1986 foi um grande hit na década de 80 e continua fazendo sucesso até os dias de hoje. Em seus versos, o cantor retrata as belezas da orla carioca, mencionando os bairros do Leme até o Pontal.
- “Rio 40 graus” de Fernanda Abreu
A música de Fernanda Abreu foi gravada em 1992 e assim como outras canções citadas, destaca a beleza da cidade, porém, a artista também menciona as contradições do local.
Nas letras, a cantora faz referência às altas temperaturas registradas no Rio e menciona: “Cidade maravilha”; “Purgatório da beleza”; “E do caos”.
- “Pão de Açúcar” de Erasmo Carlos
Para a canção de 1892, Erasmo escolheu um dos pontos turísticos principais do Rio: o Pão de Açúcar. Nas letras, o cantor ainda cita a malandragem excessiva de um carioca em relação ao turista. Ouça:
- Cariocas” de Adriana Calcanhoto
A cantora apesar de ser natural de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, também registrou o Rio em suas melodias, nesta canção de 1994, onde ela descreve os “cariocas” e faz diversos elogios.
A cidade também inspirou produções internacionais
Cantores de outros países também se apaixonaram e se inspiraram no Rio de Janeiro para compor novas canções. É o caso de “Rio de Janeiro”, composição do cantor norte-americano Barry White. O já falecido compositor de voz grave e músicas românticas homenageou o Rio e a diversão no sol.
Outro exemplo é “Only a dream in Rio” do norte-americano James Tyler. Além da homenagem, o cantor esteve presente na primeira edição do Rock in Rio, em 1985.
O Rio de Janeiro também já foi cenário de diversos clipes musicais, a galera da gringa adora vir para a “Cidade Maravilhosa”. Como esquecer da ilustre visita de nada mais, nada menos que o ‘Rei do Pop’, Michael Jackson.
Michael Jackson gravou parte de seu clipe da música “They Don’t Care About Us”, no solo carioca, no Morro Dona Marta, na Zona Sul carioca, onde o artista foi homenageado e ganhou uma estátua. Outra parte do clipe foi gravada no Pelourinho, na Bahia.
O cantor americano John Legend veio ao Rio para gravar um clipe que mostra uma história de amor em pleno centro histórico do Rio e, em regiões como a Lapa, Glória e Aterro do Flamengo. Com uma bela fotografia, a música “P.D.A.” que é um acrônimo para Public Display of Affection, significa demonstração pública de afeto, é um dos maiores sucessos do músico.
Os integrantes do Black Eyed Peas são praticamente ‘cariocas da gema’. Os caras sempre dão um jeito de envolver o Rio de Janeiro em algum projeto que estejam tramando. O clipe do sucesso “Don’t Lie” não nos deixa mentir.
Passando pelo Morro Dois Irmãos e o bairro do Leblon Will I Am anda serelepe com sua lambreta numa favela enquanto a vocalista Fergie curte uma praia. O roteiro também inclui uma passagem pela Escola de Artes Visuais do Parque Lage. O BEP gravou, também no Rio, o vídeo oficial da sua releitura de “Mas que nada”, com Sergio Mendes.
As paradisíacas praias cariocas serviram de cenário para o americano Flo Rida no clipe de “Turn Around“. O cantor aparece ao lado de meninas de biquini e ainda há takes filmados na Lapa, mostrando os Arcos e a Escadaria Selarón.
O DJ Francês David Guetta possui uma relação estreita com o Rio. O astro da música eletrônica já se apresentou no Rock in Rio e no Réveillon de Copacabana e, sempre que pode, da uma passadinha na Cidade Maravilhosa. O DJ levou Usher para o Rio no clipe de “Without You“. Enquanto se apresenta em várias partes do mundo, o cantor aparece com o belo cenário do morro Dois Irmãos ao fundo.
Snoop Dogg e Pharrell Williams também se renderam as belezas cariocas e gravaram no Rio o clipe de “Beautiful”, onde eles mostram pontos famosos da cidade, como a praia do Leme e também visitam a colorida e icônica Escada Selarón, na Lapa e o maravilhoso Parque Lage no Jardim Botânico. Com direito até a escola de samba no final.
E para finalizar, pois a lista já está bastante extensa, os integrantes de uma das bandas de maior sucesso mundial, o grupo irlandês U2, passeiam pelas ruas da Capital Fluminense, acenam para os fãs na sacada do Copacabana Palace e, assim como Snoop Dog e Flo.rida, visitam à Escadaria Selarón, na região central do Rio, no clipe “Walk On”. A banda ainda toca no vão do Museu de Arte Moderna, no Parque do Flamengo.