Nesta segunda-feira (19) o Ministério de Gestão de Desastres do Afeganistão anunciou que ao menos 25 pessoas morreram e oito ficaram feridas em um deslizamento de rochas provocado pelas fortes nevascas que afetam o nordeste do país.
O anúncio foi feito pelo porta-voz do ministério, Janan Sayeq, em um vídeo enviado à imprensa. Ele disse ainda que o número de vítimas pode aumentar.
O deslizamento aconteceu na noite deste domingo (18) e destruiu a localidade de Nakre, no vale de Tatin, na província de Nuristan.
Segundo o secretário de Informação e Cultura da província Nouristão, Jamiullah Hashimi, quase 20 casas foram destruídas ou sofreram danos significativos ao serem atingidas por rochas e neve. A província faz fronteira com o Paquistão, onde se situam as montanhas Hindu Kush.
O Afeganistão é um dos países mais pobres do mundo, devastado por décadas de guerra, vítima de catástrofes naturais e vulnerável a fenômenos meteorológicos extremos vinculados à mudança climática. O país governado pelos talibãs, não dispõe de meios de salvamentos eficazes.