Em preparação para o Carnaval, a Fundação Rio-Águas concluiu, nesta quarta (7/2), os serviços de limpeza das redes de drenagem internas e externas do Sambódromo, beneficiando também vias do entorno da Passarela do Samba. O Canal do Mangue e o Rio Papa-Couve, que passa embaixo da Rua Marquês de Sapucaí, também foram beneficiados.
Nesta semana, os trabalhos de limpeza foram reforçados nos ralos, nas galerias pluviais internas e em ruas do entorno do Sambódromo, com o auxílio de três caminhões vacall, que limparam as galerias por meio da sucção do material. Foram beneficiadas as vias: Avenida Salvador de Sá, Travessa 11 de Maio, Rua Frei Caneca, Rua Presidente Barroso, trechos da Avenida Presidente Vargas e a região da Praça Coronel Castelo Branco.
Em janeiro, foi concluída a limpeza de trechos do Canal do Mangue com o uso de uma escavadeira hidráulica e caminhões, na Avenida Presidente Vargas, beneficiando principalmente o deságue do Rio Papa-Couve, que passa sob a Rua Marquês de Sapucaí.
“Os trabalhos de manutenção da rede de drenagem do Sambódromo começaram ainda no fim do ano, na parte interna, com o nosso caminhão reciclador, que começou a operar no ano passado, dando mais rapidez e eficiência aos trabalhos de limpeza em galerias pluviais. Atuamos também desobstruindo trechos do Canal do Mangue e do Rio Papa-Couve. Terminamos, esta semana, a última etapa do nosso planejamento, reforçando a limpeza das redes internas e do entorno do Sambódromo”, destaca o presidente da Fundação Rio-Águas, Wanderson Santos.
Ainda em dezembro, a limpeza das redes de drenagem internas da Sapucaí e da galeria do Rio Papa-Couve foi realizada. Os trabalhos ocorreram por método manual e contaram também com a operação do caminhão reciclador, que funciona com alta pressão de água, conseguindo sugar e processar toneladas de material das galerias. O equipamento é capaz de separar os resíduos sólidos dos líquidos e reaproveitar a água no processo.