O Centro de Trauma do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), do bairro Colubandê, em São Gonçalo, chega aos seus 10 anos de funcionamento, completados nesta quarta-feira (14), com a marca de 50 mil atendimentos realizados. A unidade é especializada no socorro a pacientes com múltiplos traumas, a unidade conta com tecnologia de ponta e é referência no Estado do Rio de Janeiro quando o assunto é salvar vidas.
Um dos diferenciais no atendimento do Centro de Trauma do HEAT, é o protocolo utilizado, que pode ser comparado aos principais centros internacionais da especialidade, onde a taxa de mortalidade é inferior a 5%. Segundo o diretor geral da unidade, Raphael Riodades, o sucesso do serviço prestado é resultado da combinação de profissionais capacitados e da utilização de equipamentos de última geração.
Este é o único Centro de Trauma do país com toda uma infraestrutura voltada ao atendimento de urgência e emergência em um único local. O Centro de Trauma possui ainda uma linha direta com o Corpo de Bombeiros, SAMU, Autopista Fluminense e a Polícia Militar. Esses órgãos avisam sobre a chegada de pacientes vítimas de trauma de alta complexidade, em função da gravidade dos ferimentos.
Os profissionais que atendem no Centro de Trauma do HEAT foram capacitados no Centro de Trauma de Baltimore, nos Estados Unidos, e treinados também no Ryder Trauma Center, da Universidade de Miami, e no Children’s Hospital, dedicado à criança em Washington.
O Centro ocupa uma área de mil metros quadrados logo na entrada do hospital. Além das três salas de cirurgia, conta com sala de tomografia, onde o médico acompanha o resultado em tempo real sem precisar esperar que o exame seja revelado. Conta ainda com área de farmácia, insumos e Raio X.
O modelo de atendimento está sendo levado também a outros hospitais do estado, como o Centro de Trauma do Hospital Estadual Roberto Chabo, em Araruama, atualmente em fase de obras de ampliação. A unidade, referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas na Região dos Lagos, está ganhando um novo centro de trauma e mais sete leitos de tratamento intensivo.
O hospital recebe pacientes das cidades de Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro d’Aldeia e Saquarema.