O número de mortes em acidentes nas estradas federais caiu 25% durante as festas de ano novo, na comparação com o mesmo período do ano passado.
Entre 29 de dezembro e primeiro de janeiro, as rodovias tiveram 725 acidentes registrados, quase o mesmo número de um ano antes, mas com redução em acidentes graves e número de feridos. Ao todo, 56 pessoas morreram e 903 ficaram feridas.
O balanço é da Operação Ano Novo, realizada pela Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Se houve menos mortes nas estradas, o mesmo não se pode dizer das irregularidades. A fiscalização flagrou quase 5,5 mil ultrapassagens em locais proibidos, 51% a mais do que o registrado na mesma operação no ano passado.
A PRF capturou mais de 24 mil imagens de veículos circulando acima do limite de velocidade permitida nas vias.
E apesar das constantes campanhas, tem condutor que ainda teima em dirigir sob o efeito de álcool. Foram quase 990 autuações de motoristas, que se recusaram a fazer o teste que verifica o consumo de bebida alcoólica antes de dirigir veículo.
Também teve combate a outros crimes. Os agentes recuperaram 41 veículos roubados. Houve ainda apreensão de mais de meia tonelada de maconha, 12 armas de fogo e também munições.