O presente de Natal chegou para mais de 250 mil macaenses. A tão sonhada obra de revitalização do calçadão está sendo concluída pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (SEIOP). Para entregar à população antes da época em que o comércio costuma ter maior faturamento, a secretaria turbinou a finalização dos serviços de reurbanização em dezembro, quatro meses antes do prazo previsto no contrato.
Com o investimento de R$ 5,7 milhões, a revitalização do calçadão prepara a cidade para um novo ciclo de desenvolvimento econômico. A expectativa dos comerciantes é de que as transformações aumentem a circulação de moradores e visitantes na região, impulsionando o comércio local, que hoje possui mais de 100 lojas e 600 funcionários. O secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Uruan Andrade, acredita que com os investimentos realizados, Macaé pode passar a ser a principal escolha do turismo de compras do Norte Fluminense.
“Macaé já possui a segunda maior rede hoteleira do estado. Investindo cada vez mais em infraestrutura, todos ganham: o comerciante, o morador e o visitante. As obras da SEIOP de reurbanização e revitalização fortalecem o atrativo do espaço público e, assim, o turista passa a preferir a cidade como destino de suas viagens”, ressalta Uruan Andrade.
O lojista Luciano Cordeiro elogiou o trabalho de reforma do calçadão de Macaé. Para ele, o movimento e o conforto melhoraram muito depois da obra. Ele pontuou ainda que a intervenção vai ajudar o comércio local.
“Essa obra vai melhorar o acesso das pessoas e ajudar nossas vendas. Além de melhorar o movimento aqui no calçadão, ela traz mais conforto para os nossos clientes. Essa reforma deu mais vida para a região”, frisa Luciano Cordeiro.
Acessibilidade e bicicletários
O projeto abrangente de reurbanização cobre mais de 8,3 mil m², em toda sua extensão. Além de ampliar as calçadas da Avenida Rui Barbosa, inclui a instalação de piso tátil de alerta e direcionamento, rampas de acesso para pessoas com deficiência, bicicletários, jardineiras em áreas de permanência, bancos ao redor, pergolados com cobertura de vidro e novos pórticos com letreiro em relevo.
“O calçadão estava muito ruim antes da obra. Eu, que sou cadeirante, tinha muita dificuldade de andar por aqui. Sempre que precisava passar de uma calçada para a outra, tinha que pedir ajuda para alguém”, destaca o cadeirante, Josimar Ramos.
No Norte Fluminense, a SEIOP investe mais de R$ 600 milhões em obras de mobilidade e urbanização, incluindo intervenções realizadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), como a Ponte da Integração – uma obra retomada pelo atual Governo do Estado – e a construção do novo acesso ao Porto do Açu.