A rede municipal de ensino de Rio das Ostras conquistou 14 medalhas na 18ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Sendo uma de ouro nacional e uma estadual, uma prata estadual, dois bronzes nacionais e nove estaduais, além de 19 menções honrosas.
A competição foi realizada ao longo do ano. O aluno Benício Felizola de Freitas, da Escola Municipal Vereador Pedro Moreira dos Santos, tinha ganho medalha de bronze na edição anterior e foi destaque de novo, com duas medalhas de ouro, uma nacional e outra estadual. Com as duas medalhas conquistadas por Benício, o professor de matemática da unidade escolar, Lucas Coutinho Azevedo, também foi premiado.
“Sempre gostei de matemática. Nesse ano estudei mais, refiz as provas da Obmep e estudei bastante. Foram dois meses de dedicação. Estou feliz com as minhas medalhas de ouro nacional e regional. Quando crescer, vou seguir carreira na Matemática”, contou o estudante.
Todos os medalhistas nacionais da OBMEP são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) com aulas avançadas para o desenvolvimento acadêmico do aluno. Os participantes de escolas públicas recebem R$ 300,00 para integrarem o programa.
Nesta edição da Obmep, a novidade ficou por conta do aumento no número de premiados com as certificações a nível nacional e regional. Ao todo, alunos de oito unidades escolares do Município receberam medalhas da competição. Dentre elas, a Escola Municipal Padre José Dilson Dórea, localizada no Âncora, que foi destaque com um bronze e uma prata.
“Quando conseguimos realizar um trabalho pedagógico que encoraje e potencialize as habilidades e a inteligência dos alunos, os talentos ficam visíveis e sentimos muito orgulho desse bom desempenho. Fazer a diferença na vida escolar desses alunos e alunas é um dos nossos pilares. Humanizar as práticas pedagógicas faz submergir as potências escondidas na periferia de nossa localidade, que tem inúmeros talentos. Só basta acreditar, incentivar e investir nesses jovens brilhantes”, destacou a diretora da escola, Gabriela Menezes.
Também receberam medalhas alunos das escolas municipais Professora Rosângela Duarte Faria, Francisco de Assis Medeiros Rangel, Sebastião Loubach, Nilton Balthazar, Professora Maria Gorete Vicente Jorge e Escola Fazenda da Praia Municipalizada.
A coordenadora de Matemática do Município, Liliam Benhame, comemora o bom desempenho. “Com as premiações regionais, superamos o resultado do ano anterior, fazendo de Rio das Ostras o município com um dos melhores desempenhos da Obmep na região. As medalhas são fruto do esforço de professores, escolas, equipes e de políticas públicas de fomento ao ensino. Na área da Matemática, por exemplo, realizamos as aulas no contraturno do Projeto Obmep visando à preparação dos alunos, além da 1ª Feira de Matemática de Rio das Ostras – FEMATRO, incentivando o ensino e a prática da disciplina”, comentou.