Nesta segunda-feira (25), dia de Natal, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou do almoço de boas-vindas a repatriados da Faixa de Gaza. O terceiro grupo de pessoas trazidas do território palestino para o Brasil desembarcou em Brasília na manhã de sábado (23).
O almoço começou por volta das 12h30 (horário de Brasília), no Hotel de Trânsito da Base Aérea da capital federal. Lula não ficou para a refeição com o grupo, mas recebeu os repatriados e discursou.
“Sei que temos alguns aqui que ainda aguardam outros parentes. Nosso governo continuará a conversar com outros governos, inclusive com o de Israel”, declarou. “Nossa diplomacia continuará a conversar com a de Israel, para liberar as pessoas que ainda estão na Faixa de Gaza e queiram vir para o Brasil. Enquanto houver alguém na Faixa de Gaza que queira vir para o Brasil, estaremos à disposição para buscar.”
Também durante o discurso, Lula enfatizou que o Brasil é um lugar onde judeus e palestinos “vivem em paz e harmonia”. “Vamos continuar cuidando de vocês da melhor forma possível. Não percam a esperança na paz”, pediu.
Em seguida, o presidente da República defendeu a criação do Estado da Palestina. “Há muito tempo defendo e continuo defendendo na ONU [Organização das Nações Unidas] que seja construído o Estado palestino e que os povos possam viver em paz”, completou.
O terceiro grupo de repatriados é composto por 16 brasileiros com dupla nacionalidade e 14 parentes palestinos. Dois homens que chegaram a cruzar a fronteira na quinta-feira (21/12), porém, não embarcaram: um de 73 anos, por razões médicas, e outro que decidiu não viajar.
De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), 21 repatriados continuam em Brasília, enquanto três foram para o Rio de Janeiro, três para São Paulo, dois para Salvador (BA) e um para Vitória (ES).
Os repatriados embarcaram às 21h55 do horário local (16h55 horário de Brasília), em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), no Aeroporto do Cairo, no Egito.