O Denver Nuggets de Murray, Jokic e companhia fez história e é campeão da temporada de 2023 da NBA. A franquia enterrou de maneira épica o Miami Heat ao vencer o rival por 94 a 89, fechou a série em 4-1 e garantiu o seu primeiro título da liga.
Quem também ganhou o primeiro título de NBA foi o craque Nikola Jokic. O sérvio de 28 anos, grande destaque dos Nuggets, fez 28 pontos, deu 4 assistências e pegou 16 rebotes. Jokic igualou a Giannis com mais duplos-duplos em uma pós temporada.
A vitória de hoje sobre o Heat coroa a dinastia Jokic-Murray. A dupla, mais uma vez, se destacou e levou os fãs ao êxtase dentro de uma lotada Ball Arena, que contou com quase 20 mil torcedores.
Início pegado e equilibrado. Os visitantes até engataram um 5 a 0, mas viram os Nuggets entrarem no jogo: foram 12 pontos seguidos para os donos da casa. O problema para os mandantes é que Adebayo e Strus mostraram inspiração e viraram o jogo antes do final do primeiro quarto, que acabou em 24 a 22 para o Heat.
O segundo quarto teve domínio do time de Miami, que viu seu principal astro aparecer: foi a partir de Butler — com nova “ajudinha” de Adebayo — que a vantagem acabou construída. Murray, por outro lado, errou bastante e encerrou o 1° tempo com apenas quatro pontos. A metade inicial do duelo terminou em 51 a 44 para o Heat.
Murray e Jokic finalmente mostraram suas credenciais no terceiro quarto e neutralizaram as ações rivais. Canadense e sérvio ganharam a companhia dos inspirados Michael Porter Jr. e Aaron Gordon, que tiraram a desvantagem e chegaram a colocar os mandantes em vantagem. Kyle Lowry, no entanto, encerrou a etapa em 71 a 70 para o Heat.
As bolas começaram a cair, de fato, no último quarto, quando o duelo ganhou ainda mais dinâmica e contornos de tensão. Butler chamou o jogo e marcou 11 pontos seguidos para o Heat, mas Jokic se agigantou e, “possuído”, fez a diferença para os Nuggets, que venceram e ficaram com o título inédito.