Policiais civis da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA) realizaram, nesta segunda-feira (18/12), a “Operação Adolescência Artificial”. Foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão nas residências de alunos de duas instituições de ensino particulares da Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A ação contou com o apoio de equipes de delegacias do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE).
Os dispositivos eletrônicos apreendidos serão periciados, e as informações obtidas vão auxiliar nas investigações sobre produção e divulgação de imagens de alunas desses colégios. Segundo apurado, foram produzidas imagens com inteligência artificial a partir de fotos delas que mostram as adolescentes como se estivessem nuas.
“Esta ação de hoje comprova que a lei é para todos. A investigação continua para responsabilizar todos os envolvidos neste crime revoltante”, disse o delegado Marcus Vinícius Braga, titular da DPCA. “Esperamos, com a operação, descobrir quem foram os autores das montagens, bem como os alunos que compartilharam o material. As investigações estão sob sigilo.”