As primeiras cinco Comissões Parlamentares de Inquéritos (CPIs) criadas na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), na semana passada, vão começar a ser instaladas. No Diário Oficial desta segunda-feira (12/06), já houve a convocação para a primeira comissão que, coincidência ou não, vai investigar o desempenho dos serviços delegados, como água e energia elétrica, assim como a atuação das agências reguladoras.
Na semana passada, o plenário da Casa aprovou os nomes de Adolfo Konder e Charlles Batista para o conselho da Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes Aquaviários, Ferroviários, Metroviários e de Rodovias (Agetransp). Ainda que a indicação do governo tenha passado, os deputados têm feito duras críticas à agência pela falta de qualidade no atendimento aos passageiros.
A resolução 33/2023, que instituiu a CPI, foi apresentada por Rodrigo Amorim (PTB). É comum da Casa entregar a presidência do colegiado ao autor do requerimento.
A comissão conta com outros seis parlamentares que são integrantes efetivos: Danniel Librelon (REP), Carlos Minc (PSB), Guilherme Delaroli (PL), Val Ceasa (Patriota), Brazão (União) e Tande Vieira (PP).