Giovanni Alves dos Santos, o LD, foi preso nesta terça-feira, 12/12, durante uma operação conjunta entre policiais da DRE, da Delegacia de Roubos e Furtos e da 12ª Delegacia de Acervo Cartorário de São João de Meriti, na Favela Parque Arará, em Benfica, na Zona Norte do Rio. LD é suspeito de integrar uma quadrilha que roubou uma joalheria, em maio deste ano, em Petrópolis, na Região Serrana. Na época foram levados cerca de R$ 40 mil em joias.
Segundo a Polícia, LD seria um dos homens que aparecem em imagens de câmeras de segurança que flagraram o assalto. A ação durou cerca de um minuto e contou com a participação de pelo menos dois homens. A dupla rendeu funcionárias da loja e levou joias que estavam guardadas no balcão e no mostruário.
Segundo a polícia, Giovanni também é suspeito de participar de roubos de carro de luxo, na Zona Norte do Rio. Entre as ações do bando, estariam um veículo levado em Vila Isabel, e um automóvel roubado há quatro dias.
O delegado Rodrigo Coelho, da DRE, investiga a informação de que o assaltante teria sido obrigado por traficantes do Arará a devolver o carro ao proprietário. A ação teria ocorrido porque o automóvel seria de a uma pessoa ligada ao traficante Edgard Alves de Andrade, o Doca ou Urso. Este último controla o tráfico de drogas no Complexo da Penha e também integra a cúpula da maior facção criminosa do Rio de Janeiro, a mesma que atua no Arará.
Na semana passada, policiais civis já haviam tentado prender Giovanni no Parque Arará. Na ocasião, houve uma troca de tiros com bandidos, e mesmo tendo sido baleado na perna, LD havia conseguido fugir. Nesta terça-feira, ele foi detido e levado para a Cidade da Polícia, no Jacaré. Segundo o delegado, ele será autuado em flagrante por porte ilegal de arma e encaminhado ao sistema prisional.