Uma nova onda de calor deve fazer a temperatura subir nos estados do Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, sul do Mato Grosso, norte de São Paulo, grande parte de Minas Gerais, sul do Tocantins e oeste da Bahia. A partir de quinta-feira, 14/12, o calor vai passar dos 40 graus.
Segundo o Climatempo, a onda de calor acontece quando a temperatura está cinco graus acima da média por um período de mais de cinco dias. Neste caso, ela deve se estender de 14 a 20 de dezembro, próximo da chegada do verão, no dia 22.
Esta é a quinta onda de calor consecutiva no Brasil que registrou o fenômeno em agosto, setembro, outubro e novembro. As máximas mais altas devem ser no Centro-Oeste do país, nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. As cidades de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, e São Romão, no Mato Grosso devem superar os 40°C. No restante do país, a previsão é de calor dentro da média.
Em novembro, durante a última onda, o Rio de Janeiro chegou a 42,5°C – recorde histórico de temperatura, com sensação térmica de quase 60º C, em Guaratiba, na zona oeste do Rio.