A Escola Técnica Estadual Henrique Lage (ETEHL), em Niterói, pertencente à Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), comemorou seus 100 anos na última semana. A Escola preparou um evento que contou com a presença de autoridades, diretores, professores, funcionários e personalidades que marcaram a história da escola. A celebração do aniversário aconteceu no auditório do polo, que recebeu um painel com ex-alunos. A música do evento ficou por conta do Centro Cultural Henrique Lage, composto por alunos e professores.
A diretora geral, Ingrid Ribeiro, abriu a cerimônia dos 100 anos da Escola: “Neste centenário honramos não apenas a história da escola, mas também todos aqueles que contribuíram para o seu sucesso, diretores, alunos e professores. E também a comunidade que nos abraçou. Estou aqui há 25 anos, e me emociono toda vez que penso nesses 100 anos da Escola, tenho muito orgulho da onde chegamos”.
A cerimônia inter-religiosa teve a presença do padre Cláudio de Almeida Lima, das igrejas São Sebastião, que fica no Barreto e Divina Providência, na Engenhoca; do pastor Fábio Tinoco Vieira, da igreja Batista Memorial em Niterói; e do diretor da Casa Espírita Nair Cruz e do 42º Conselho Espírita de Unificação, Luiz Maurício de Abreu Arruda.
Durante o evento, um dos funcionários mais antigos homenageados foi Vilson Coelho de Souza, de 77 anos, conhecido por todos como Coelhinho, foi aluno e funcionário da escola desde 1965. Começou na função de ajudante de lustrador. A partir de 1969, se tornou inspetor de alunos, função que ocupou até a sua aposentadoria, em 2008.
“Eu fico imensamente grato em receber essa homenagem, fui aluno, fui funcionário e passei a minha vida toda aqui dentro. Hoje aposentado, sempre arrumo um jeito de estar por perto. Essa escola representa muito para mim, obrigado a todos que colaboraram com o que sou hoje e por acreditarem no meu trabalho”, conclui Vilson Coelho.
Na cerimônia, professores e funcionários antigos foram homenageados, ainda em vida, uma delas foi a professora Dona Rita que esteve na escola por mais duas décadas. Na celebração, recebeu uma placa honrosa e declarou: “Estar aqui hoje é um presente de Deus. Ser aplaudida por vocês também. Eu fui professora daqui, mas eu também aprendi muito. Sem professor, não existe aluno, e sem aluno, não podemos contar com a evolução do mundo”.
Representando os ex-alunos, a homenageada foi Maria Cristina, moradora do Barreto há 60 anos. Que fez parte da primeira turma de meninas no curso técnico de Edificações, durante a direção de Álvaro Caetano: “O Henrique Lage faz parte da minha vida, agradeço a todos por me acolher tão bem. Eu brincava nesse campo no ano de 67, quando eu era criança. Quando tive a oportunidade de entrar aqui, eu me inscrevi, terminei meus estudos, logo após me formei na faculdade e vim trabalhar na ETEHL, para minha surpresa. Eu amo estar nessa Escola, me sinto parte daqui.”
Representando os diretores mais antigos, ainda em vida, a homenagem foi feita para a ex-diretora Dilma Henrique Assumpção, que esteve à frente da unidade na década de 80 e ficou até o ano de 1998. A ex-diretora declarou em poucas palavras o que sentiu sendo homenageada: “Entre nós sempre houve um objetivo comum, colaborar para que essa Escola sempre fosse uma unidade de qualidade com o ensino profissional e a formação técnica. Ver hoje esse auditório cheio, é saber que valeu a pena”.
No evento, contamos com a presença de autoridades, incluindo Mauro Azevedo, secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação; Edgard Leite, subsecretário de Estado de Ensino, Pesquisa e Inovação; Caroline Alves, presidente da Faetec; Márcia Farinazo, diretora de Desenvolvimento da Educação (DDE); Ismênia de Lima, Representante da UFF; Ronald Santos, secretário Nacional da Juventude; e Thiago Risso, subsecretário Municipal de Educação de Niterói. Além disso, estiveram os representantes das prefeituras de Niterói e São Gonçalo, entre outros.
“Eu me emociono muito com esse momento, pois é possível ver e sentir que todo nosso trabalho e esforço é válido. Ver o que essas pessoas fizeram para essa Escola está de pé até hoje me enche de orgulho. Obrigada a todos os funcionários, servidores e aos alunos que passaram por aqui e construíram essa Escola, uma instituição forte, que tem história e que forma alunos capacitados”, conclui a Presidente da Faetec, Caroline Alves.