O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Berlim, na manhã desta último domingo, para cumprir uma série de compromissos com líderes políticos alemães.
Esta visita sucede a participação de Lula na Conferência Climática da Organização das Nações Unidas (COP28) em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. De acordo com informações do Planalto, a estadia do ex-presidente na Alemanha, prevista até a terça-feira (5), será dedicada à definição dos “novos rumos da relação entre Brasil e Alemanha”.
Em uma postagem em rede social, Lula destacou que esses encontros serão oportunidades para “fortalecer nossa parceria e cooperação em diversas áreas – energia, indústria, combate às fake news e transição ecológica”.
“Estamos retomando o diálogo com os alemães, que havia sido abandonado em governos anteriores, junto a uma das maiores e mais avançadas economias do mundo”, acrescentou.
Conforme informações do Itamaraty, o comércio bilateral entre Brasil e Alemanha movimentou US$ 19 bilhões em 2022. A Alemanha é o quarto maior parceiro comercial do Brasil globalmente e o principal na Europa.
A agenda divulgada pelo Planalto para a segunda-feira (4) inclui a participação de Lula em uma reunião entre ministros da Alemanha e do Brasil, com a expectativa de assinatura de acordos em áreas como meio ambiente, agricultura e ciência. Além disso, o ex-presidente deverá se reunir com o presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, e participar de um fórum empresarial envolvendo representantes de ambos os países.