A Prefeitura do Rio elaborou uma operação especial para a partida entre Flamengo e Atlético-MG, na próxima quarta-feira (29/11), às 19h30, no Maracanã, válida pelo Campeonato Brasileiro de 2023. O Centro de Operações Rio, a CET-Rio, a Seop, a Guarda Municipal e a Comlurb contarão com um efetivo de 575 agentes em diversas ações operacionais para proporcionar maior conforto ao torcedor que irá ao estádio. O esquema especial de tráfego, elaborado pela CET-Rio, prevê as seguintes interdições:
Das 16h30 às 23h30:
– Rua Prof. Eurico Rabelo;
– Rua Visconde de Itamarati, entre as ruas São Francisco Xavier e Prof. Eurico Rabelo;
– Rua Isidro de Figueiredo;
– Rua Conselheiro Olegário;
– Rua Artur Menezes;
– Av. Maracanã, sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;
– Rua Mata Machado, entre a Av. Paula Sousa e a Av. Maracanã.
Das 17h às 23h30:
– Av. Rei Pelé, sentido Centro, entre a Rua São Francisco e o Museu do Índio;
– Av. Maracanã, sentido Usina, entre a Av. Rei Pelé e a Rua São Francisco Xavier;
– Viaduto Oduvaldo Cozzi, nos acessos à Avenida Maracanã;
– Av. Professor Manoel de Abreu, pista sentido Centro, entre a Rua São Francisco Xavier e a Av. Rei Pelé;
– Rua Dona Zulmira, entre a Av. Professor Manoel de Abreu e a Rua São Francisco Xavier.
As condições do trânsito serão monitoradas quanto a eventuais impactos e os tempos semafóricos serão ajustados para melhorar a fluidez nas rotas alternativas e nos principais corredores de tráfego da região. A operação de trânsito contará com 65 pessoas, entre agentes da CET-Rio e contratados, 10 veículos operacionais e 12 motocicletas. Também serão utilizados 13 painéis de mensagens variáveis que informarão sobre os horários dos fechamentos e as rotas alternativas.
ROTAS ALTERNATIVAS
Os veículos deverão utilizar as seguintes rotas alternativas:
Provenientes do Centro e Zona Sul:
– Para a Tijuca: utilizar rota da Avenida Paulo de Frontin e Rua Dr. Satamini ou seguir pela Praça da Bandeira, Rua Pará/ Rua Paraíba e Rua Mariz e Barros;
– Para Vila Isabel e Grajaú: utilizar rotas acima e em seguida a Rua Major Ávila e a Rua Felipe Camarão;
– Para a região do Grande Méier: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
Provenientes da Tijuca, Grajaú, Vila Isabel e entorno:
– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota das ruas Conde de Bonfim e Haddock Lobo. Provenientes do Grande Méier:
– Para o Centro e a Zona Sul: utilizar a rota da Rua Visconde de Niterói.
MORADORES DO ENTORNO
O acesso de veículos de moradores do entorno imediato ao Maracanã (ruas Prof. Eurico Rabelo, Visconde de Itamarati, Isidro de Figueiredo, Artur Menezes e Conselheiro Olegário) será feito, exclusivamente, pela Av. Paula Sousa e pela Rua Prof. Eurico Rabelo, mediante apresentação de comprovante de residência.
RECOMENDAÇÃO
É recomendado aos motoristas que evitem passar pela região nos horários das interdições, procurando antecipar o horário de seus deslocamentos ou utilizar as rotas alternativas.
MONITORAMENTO
O Centro de Operações Rio será o centralizador das informações das equipes operacionais da Prefeitura do Rio e vai monitorar o entorno do estádio e ruas próximas com mais de 50 câmeras e um drone. Na Sala de Situação do equipamento público, situado na Cidade Nova, 50 agentes vão monitorar a região e abastecerão os agentes nas ruas com informações privilegiadas, para minimizar possíveis impactos. Todas as informações estarão disponíveis para os cidadãos cariocas por meio das redes sociais do Centro de Operações (@operacoesrio) ou através do site e do aplicativo do COR, que é o COR.Rio.
LIMPEZA E ORDENAMENTO PÚBLICO
A Comlurb preparou um esquema especial de limpeza para o jogo. Os serviços serão iniciados a partir das 8h, com a lavagem hidráulica com água de reuso e uma mistura de detergente e hipoclorito, em todo o entorno do estádio, incluindo os calçadões, o acesso às rampas de entrada e as principais vias.
O planejamento operacional prevê a presença de 100 garis fazendo o serviço antes, durante e após a partida. Além da lavagem hidráulica, será realizada limpeza geral, com varrição e remoção dos resíduos. O último grupo vai trabalhar a partir das 19h30, até que todo o entorno do estádio esteja limpo, já na madrugada de quinta-feira (30/11). As equipes vão contar com apoio de dois caminhões compactadores, dois caminhões tipo satélite, duas varredeiras de grande porte, uma motobomba e duas pipas d’água para lavagem da área com água de reuso. Serão colocados ainda 60 contêineres de 240 litros distribuídos na área externa do estádio.
A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) e a Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) vão atuar com 360 agentes na operação de ordenamento. As ações preventivas de patrulhamento, ordenamento urbano e de trânsito começam às 14h, com equipes posicionadas no entorno do estádio e nas principais ruas de acesso. A operação ainda vai contar com apoio de dez reboques para reprimir o estacionamento irregular e dar fluidez nas vias. Os agentes também irão realizar a fiscalização de ambulantes ilegais, coibir a venda de bebidas em garrafas de vidro e de qualquer objeto ou alimento comercializado irregularmente.
No local, não haverá áreas de estacionamento para a partida e os torcedores devem priorizar o transporte público para chegar ao estádio, que pode contar com as estações de trem e metrô (Maracanã e São Cristóvão), próximas do estádio, além de várias linhas de ônibus.