Comandantes dos Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, China e mais sete países estão reunidos no Rio de Janeiro ao longo desta semana para participar do 4º Simpósio do Corpo de Fuzileiros Navais. Este ano, o tema abordado é “Os Desafios da Prontidão Operativa em um Mundo em Transformação”. O evento, organizado pela Marinha, teve início nesta segunda-feira (27) e se estenderá até sexta-feira (1º) no Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo, localizado no Complexo Naval da Ilha do Governador.
O simpósio coincide com o período da Operação da Garantia da Lei e da Ordem (GLO), na qual a Marinha está mobilizada com tropas nos portos de Itaguaí (RJ) e Santos (SP), além de conduzir operações nas baías de Guanabara e de Sepetiba, ambas na Região Metropolitana do Rio.
Entre os convidados destacam-se o Comandante das Forças de Fuzileiros Navais Sul dos EUA, Vice-Almirante David Bellon, e o Comandante do Corpo de Fuzileiros Navais da China, Contra-Almirante Zhu Chuansheng. Representantes da França, Coreia do Sul, Portugal, Espanha, Itália, Colômbia e Argentina também estão presentes.
O propósito do simpósio é promover a troca de experiências entre as forças internacionais, visando a atualização do planejamento estratégico da Marinha do Brasil. Na terça-feira (28), fuzileiros que participam da operação GLO no Rio estarão envolvidos em um exercício de demonstração.