Termina neste sábado, 25/11, a terceira edição do Encontro de Gestores, Articuladores e Pesquisadores em Economia Solidária, que acontece na sede do Banco Mumbuca, no Centro de Maricá, desde quinta-feira, 23/11. O evento recebe autoridades nacionais e internacionais do setor para debater experiências. Houve ainda atrações como desfiles, do tipo ‘eco fashion’, e uma edição especial da feira livre solidária, que ocorre na esquina das ruas Hilário Luiz Queiroz da Silva e Eugênia Modesto da Silva.
Neste sábado foi lançada a Rede Rio de Bancos Comunitários, que vai reunir instituições gestoras de moedas sociais de 10 municípios do estado. Uma das metas do grupo será cobrar uma participação mais efetiva do governo estadual no fomento e estímulo à economia solidária.
“O que fazemos aqui é trocar experiências e debater o movimento da economia solidária em escala internacional, para avaliar o que deu certo e o que deu errado em cada experiência. Só do estado do Espírito Santo vieram onze bancos comunitários, e esse movimento acontece muito por causa de Maricá. Por isso estamos mais uma vez sediando o encontro”, ressaltou a presidente do Banco Mumbuca, Manuela Mello.