Depois dos transtornos causados pelo temporal e a ventania do último dia 18, que deixou diversos bairros sem energia elétrica, Macaé conta agora com o Plano de Contingência em Proteção e Defesa Civil para Chuvas Intensas. Este foi apresentado nesta sexta-feira (24), pela prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Defesa Civil, para as demais secretarias, órgãos públicos, vereadores da cidade e representantes da Marinha do Brasil e Defesa Civil do Estado. A apresentação foi no auditório Professor Aloísio Teixeira, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Bloco B, da Cidade Universitária.
O objetivo foi mostrar para representantes das secretarias, diretores de escolas, entre outros órgãos, como agir em caso de chuva forte no município, considerando a proximidade do verão, quando as chuvas intensas ocorrem com mais frequência. A Defesa Civil quis apresentar que possui protoloco de ações.
Os técnicos da Defesa Civil apontaram que os órgãos do governo defem ficar atentos aos locais poligonais de risoc quando ocorrem as fortes chuvas, pois em tais locais as ações devem ser imediatas.
“Uma das ferramentas que possuímos é um grupo de WhatsApp, onde possuímos um administrador para dispor de todas as informações necessárias para atuar nesses casos emergenciais”, explicou Eric Schuller, assessor técnico da Defesa Civil. Ele detalhou ainda que existem cinco estágios: Normal, Observação, Atenção, Alerta e Alerta Máxima.
O Plano de Contingência pode ser encontrado no seguinte link:
https://www.macae.rj.gov.br/defesacivil/conteudo/titulo/plano-de-contingencia-de-protecao-e-defesa-civil
Aqui vão alguns conselhos a serem seguidos para evitar os deslizamentos nas encostas:
- Não execute cortes e aterros;
- Não desmate;
- não remova a vegetação superficial;
- Não jogue lixo nas encostas;
- Não desvie o caminho das águas;
- Não construa às margens de rios;
- Não estrangule o rio;
- Não obstrue a drenagem, entre outros.