Moradores de várias regiões do Rio sofreram com a falta de energia no final da noite deste sábado (18), após o temporal, acompanhado de raios e ventos, que atingiu a capital Fluminense e a região metropolitana. A população enfrentou mais a falta de luz em meio às altas temperaturas, que ultrapassaram os 43ºC.
Durante o temporal, quedas de árvores foram registradas nas zonas Norte e Sul. Ruas importantes, como a Andrade Neves, na Tijuca, e a Mercúrio, na Pavuna, ficaram interditadas devido às árvores caídas. Em Ipanema, a Rua Visconde de Pirajá, na altura da Garcia D’Ávila, foi parcialmente obstruída pela queda de uma árvore. A Comlurb liberou as vias liberadas durante a madrugada deste domingo (19).
No Forte de Copacabana, na Zona Sul, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de ventos de 56,8 km/h. O Centro de Operações Rio informou que a cidade entrou em Estágio 2 (segundo nível em uma escala de cinco, que significa que há riscos de ocorrências de alto impacto no município) devido à previsão de mais chuva nas próximas horas. A linha 2 do metrô chegou a operar apenas da General Osório a Maria da Graça, devido a um problema de energia entre as estações Colégio e Coelho Neto.
Moradores compartilharam o caos nas redes sociais. “O carioca está pronto para uma guerra. A gente vai de calor extremo à chuva, ventania, destruição, alagamento e falta de energia em menos de 12 horas”, expressou um internauta. Outro comentou sobre o adiamento do show da cantora Taylor Swift devido às altas temperaturas: “Pior que viver o adiamento de um show estando no local, é viver alagamento perto do Nilton Santos”.
O temporal também causou problemas na Ponte Rio-Niterói, forçando os motoristas a reduzirem a velocidade. A queda de uma árvore na Av. Jansen de Mello, próximo à saída da Ponte, sentido Icaraí, causou interrupções no tráfego. Motoristas que utilizavam a via precisaram retornar e desviar pela Rua Professor Heitor Carrilho para acessar o Centro de Niterói e seguir para Icaraí. Além disso, o palco onde a cantora Marisa Monte se apresentaria na noite de sábado (18), na Praia de Icaraí, desabou após a forte chuva na cidade. A Prefeitura de Niterói informou que as apresentações já haviam sido suspensas devido à ventania e raios, assegurando que ninguém ficou ferido.
A falta de energia foi mais severa na Baixada Fluminense, onde moradores de Duque de Caxias e Nova Iguaçu sofreram com a falta de luz por horas. A ventania derrubou o teto de duas enfermarias no Hospital Estadual Dr. Ricardo Cruz, em Nova Iguaçu. Em Caxias, a falta de luz começou por volta das 16h e até meia-noite não havia previsão de restabelecimento da energia.
Segundo a Light, uma ocorrência em Furnas sobrecarregou o sistema elétrico da companhia. A distribuidora informou que precisou cortar a carga das subestações Pavuna e Colégio. As subestações Washington Luiz, São João e Nova Iguaçu desarmaram devido ao temporal. A Light informou que aguarda a normalização no sistema de Furnas para normalizar a distribuição.
Uma frente fria vinda do estado de São Paulo, somada à umidade e temperatura alta, provocará chuva ainda mais forte neste domingo (19).