A final do Campeonato Carioca Feminino de Futebol será neste domingo, 19, na Gávea, às 10h, entre Flamengo x Botafogo. As ‘Meninas da Gávea’ enfrentarão as atuais campeãs em jogo único, como determina o regulamento da competição.
O projeto do futebol feminino começou no Flamengo em 1996, disputando o Carioca até 2001, quando a Federação de Futebol do Rio de Janeiro deixou de organizar a competição, alegando falta de estrutura e visibilidade. Em 2011, o clube chegou a ter uma parceria com a Prefeitura de Guarujá, no litotal paulista, onde o time treinava. O Rubro-Negro chegou a sonhar com Marta vestindo o Manto Sagrado. No entanto, a distância entre Rio e São Paulo acabou inviabilizando a sequência do projeto.
Em 2015, o Flamengo firmou parceria com a Marinha do Brasil para a criação de um time de futebol rubro-negro. Nesse ano, o Mais Querido conquistou seu primeiro título Brasileiro no futebol feminino.
Na atual temporada, depois de perder nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro, o Flamengo demitiu o técnico português Luis Andrade e contratou Maurício Salgado, finalista do Brasileiro de 2022, que estava no Internacional.
O Flamengo fechou a Copa Rio com 14 pontos, dois a mais que o Botafogo. Esta é a sétima vez em oito edições que o Rubro-Negro está na final.