A Prefeitura de Saquarema está oferecendo 1.500 bolsas de estudo para moradores que queiram cursar uma universidade. Tais bolsas são oferecidas através do Programa Conexão Universitária, que abriu, nesta terça-feira, 14, inscrições para a sua quarta rodada. Do total das vagas, 1.200 são para a modalidade presencial, sendo 50 destinadas ao curso de Medicina, que terá um calendário diferente dos demais.
O programa é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Inclusão, Ciência e Tecnologia. Nesta rodada, são oferecidas 300 vagas da modalidade EAD Sincrono, que consiste no ensino à distância, onde o professor e o estudante dividem o mesmo tempo e espaço virtual no momento da aula através de tecnologia digital.
Nesta chamada, há vagas para a Universidade de Vassouras, Universidade Estácio de Sá, Faculdade Anhanguera, Centro Universitário La Salle, Universidade Veiga de Almeida e Fundação Educacional Serra dos Órgãos. A lista completa dos cursos e vagas disponíveis estão no Anexo III do Edital de abertura 010/2023.
Em junho do ano passado, quando foi criado, o programa ofereceu 2 mil bolsas de estudo para diversos cursos. Em abril deste ano, outras duas mil tinham sido também oferecidas.
Para poder se inscrever, o estudante precisa morar em Saquarema há mais de cinco anos e a renda per capita não pode exceder dois salários mínimos por membro da família, com exceção para o curso de graduação em Medicina.
Veja mais informações em https://saquarema.rj.gov.br/conexao-universitaria/