A estação de BRT Curral Falso, localizada em Santa Cruz, na Zona Oeste da cidade, passará por uma transformação, sendo convertida em um terminal capaz de acomodar um número maior de passageiros. As obras tiveram início nesta segunda-feira (13), e o ponto, situado no corredor Transoeste, permanecerá fechado até o primeiro semestre de 2024.
A atual estação Curral Falso, com 300 metros quadrados, será substituída por uma estrutura 56 vezes maior, totalizando 16 mil metros quadrados.
De acordo com a MOBI-Rio, os usuários cariocas das linhas 10, que conecta o terminal da Alvorada, na Barra da Tijuca, também na Zona Oeste, até Santa Cruz, e a linha 20, que vai da Salvador Allende à Santa Cruz, deverão utilizar as estações Santa Veridiana ou Cajueiros durante o período de obras.
Para os passageiros que realizam o trajeto de Santa Cruz até Campo Grande pela linha 17, as opções recomendadas são Cajueiros e Cesarão I. Já para a linha 14, da Salvador Allende à Santa Eugênia, será necessário realizar a transferência para a estação Cesarão I.
Além da revitalização da estação Curral Falso, outros quatro novos terminais serão implementados para integrar a Nova Transoeste, substituindo as antigas estações Mato Alto, Magarça, Pingo D’Água e Santa Cruz. Este projeto visa proporcionar mais conforto e segurança aos passageiros que utilizam o BRT na Zona Oeste.
Os investimentos da iniciativa da Prefeitura do Rio ultrapassam R$ 180 milhões, e a conclusão das obras está prevista para o primeiro semestre do próximo ano.