A Polícia Militar faz uma grande operação na manhã desta segunda-feira (13) no Parque União, Parque Rubens Vaz e Nova Holanda, no Complexo da Maré.
Segundo relatos iniciais de moradores, há confrontos entre agentes do Comando de Operações Especiais (COE) e criminosos. A Polícia Militar informou que a ação tem como objetivo reprimir roubos de carros e cargas, buscar armas e drogas, além de estabilizar a área para permitir que a Prefeitura do Rio realize demolições no complexo de favelas.
Até o momento, não há informações sobre prisões ou apreensões. Nesta manhã, a Secretaria de Ordem Pública (Seop) e o Ministério Público, por meio do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), estão executando a demolição de cerca de 30 construções irregulares nas comunidades Nova Holanda, Rubem Vaz e Parque União, áreas influenciadas pelo crime organizado.
A operação também inclui a remoção de um chiqueiro com aproximadamente 80 m², construído ilegalmente de forma precária às margens de um dos canais de escoamento da região e sobre uma ponte improvisada. De acordo com a Seop, essas estruturas foram erguidas sem autorização da prefeitura nas calhas de escoamento que margeiam a Linha Vermelha, comprometendo o fluxo das águas das chuvas para os canais que se conectam ao rio Ramos. Essa situação representa um risco para as construções e causa alagamentos nas comunidades ao impedir a drenagem adequada. Todos os imóveis demolidos estavam desocupados.
A Seop informou que, desde 2021, mais de 50 demolições de construções irregulares foram realizadas na comunidade da Maré e mais de três mil em todo o município do Rio.