O Complexo de prédios onde funcionava a Universidade Gama Filho, em Piedade, na zona norte do Rio, foi implodido na manhã deste domingo. No lugar dos quatro prédios, a Prefeitura do Rio vai construir um parque, parecido como do Madureira, para atender aos moradores da região.
Devido a implosão, cerca de 700 imóveis foram desocupados para que não houvesse riscos a nenhum morador. A expectativa do subprefeito da zona norte, Diego Vaz, é que a operação montada para a derrubada dos imóveis não afete a prova do ENEM, aplicada neste domingo à tarde.
Moradores dizem que um prédio na Rua Martins Costa também pertencia à universidade e dava lugar aos cursos de odontologia e enfermagem, mas que não faz parte do projeto da obra. Além da área de lazer, eles pedem uma creche pública na área.
Por conta da implosão, um raio de 150 metros precisou ser isolado e diversas ruas foram interditadas ou parcialmente interditadas.
PARQUE PIEDADE
Ele será erguido em uma área de aproximadamente 18 mil metros quadrados. Os investimentos com a obra são de R$ 58 milhões, e o prazo para a conclusão é de 15 meses. Já o valor pago pelas desapropriações foi de R$ 54 milhões.
As intervenções para construção do parque começaram em 5 de setembro com a demolição de dois prédios do antigo Colégio Piedade, que ficavam dentro do terreno.
Um espaço para feiras e eventos, com horta urbana, parcão, academia e campo de futebol também foram projetados para o parque. Ainda estão previstos pista de skate, parque infantil, área juvenil com aparelhos de ginástica e parque aquático com cachoeira artificial.