A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o consórcio Bônus-Klefer, formado pelas empresas Bônus Track Entretenimento e Klefer Produções e Promoções, assinaram o contrato de concessão do Canecão nesta quarta-feira (7).
O consórcio vencedor do leilão que ocorreu em fevereiro desse ano ofereceu R$ 4,35 milhões e ganhou o direito de usar o espaço que pertence a UFRJ por 30 anos.
A tradicional casa de shows localizada em Botafogo, na Zona Sul do Rio, estava fechada desde 2010. A previsão de reabertura do espaço cultural é para 2025.
De acordo com o contrato de concessão, os novos gestores terão que cumprir uma série de contrapartidas para a UFRJ, como a construção de um restaurante universitário e dois prédios acadêmicos no campus Praia Vermelha.
As empresas que vão gerir o Canecão vão demolir o prédio antigo e construir novas estruturas, incluindo um espaço cultural multiuso – que equivaleria ao antigo Canecão —, e uma área chamada Espaço Ziraldo.
Além disso, a UFRJ poderá usar o espaço multiuso por 50 dias por ano e o Espaço Ziraldo por 270 dias.
Ao todo, os investimentos ultrapassam os R$ 137,7 milhões — R$ 53,7 milhões nas instalações acadêmicas e R$ 84 milhões na parte cultural.
Um dos responsáveis pelo consórcio que venceu a concorrência, o empresário Luiz Óscar Niemeyer afirmou que a obra vai levar até 2 anos e meio.
O representante do consórcio confirmou que o prédio atual do Canecão será completamente demolido e o espaço ao lado do Shopping Rio Sul será totalmente reformulado, ganhando uma área pública de convivência, além de um espaço para circulação de veículos.
Até 3 mil lugares para shows
A área total com intervenções tem 15 mil metros quadrados entre as imediações do Shopping Rio Sul e o novo espaço multiuso (próximo ao campo de futebol). A ideia é que esse espaço vire uma nova área pública de lazer.
O projeto conceitual prevê que o novo Canecão terá pelo menos 3 mil lugares no módulo “show”, com público em pé, ou 1,5 mil lugares sentados.
O uso do nome Canecão não é obrigatório, já que o espaço pode ser batizado com a marca de um patrocinador. O período total de concessão é de 30 anos e o valor mínimo de outorga é de R$ 625 mil.
O Canecão foi uma das principais casas de shows do país e fechou as portas em 2010 após uma longa disputa judicial.