Muitas pessoas aproveitaram o tempo estável e sem chuvas para prestarem homenagens aos familiares e amigos sepultados nos oito cemitérios da região administrados pela concessionária São Salvador. Durante todo dia, foram realizadas missas com sacerdotes de paróquias da região, além de cultos e celebrações de outras religiões que também fizeram parte das homenagens. A concessionária mobilizou funcionários para auxiliar os visitantes nas localizações de jazigos e com outras informações.
Dom Gilson Andrade, bispo da Diocese de Nova Iguaçu, celebrou a segunda missa do dia no Cemitério Municipal de Nova Iguaçu e falou sobre a importância das homenagens e respeito às diferenças religiosas.
“Hoje é um dia não somente de saudades, mas também uma oportunidade para pensar no valor da nossa vida, em plantar coisas boas aqui. Dia de refletir sobre as coisas boas que foram plantadas em nossos corações por aqueles que já se foram. Em meio a tantas guerras e sofrimentos, percebemos a presença de tantas pessoas de diversas religiões aqui. Isso é um testemunho de que todos podemos viver em paz para o bem das pessoas”, disse Dom Gilson.
Renata Carvalho Figueira, de 65 anos, todos os anos, realiza a limpeza dos túmulos e coloca de flores para sua família.
“Minha mãe, tias e tios estão sepultados aqui. É costume da nossa família manter tudo sempre limpo ao longo do ano, mas no Dia de Finados, gosto de vir, limpar novamente, colocar flores, enquanto, em pesamento, converso com eles, em especial com minha mãe, que partiu em 2020″, afirma Renata.
A São Salvador é responsável pela administração dos cemitérios municipais de Nova Iguaçu, de Austin, Marapicu, Iguaçu Velho e Jaceruba, além do de Mesquita, Engenheiro Pedreira e Japeri.