A Empresa Municipal de Limpeza Urbana da prefeitura de Nova Iguaçu (Emlurb) realiza a coleta seletiva do município de Nova Iguaçu desde 2020.
A coleta seletiva é a forma mais adequada para o descarte do lixo porque reduz o material enviado para o aterro sanitário, com a possibilidade de gerar renda para uma cadeia produtiva, como os catadores. Além disso, o descarte ideal evita a poluição do solo e das águas. Segundo a prefeitura, desde o início do programa já foram recolhidas 361 toneladas de resíduos recicláveis. Em 2021 foram 67 toneladas, contra 135 em 2022. Em 2023, de janeiro a setembro, foram 159 toneladas recolhidas.
Moradores que desejam participar precisam fazer uma inscrição online. Todo o material reciclável recolhido pela companhia é entregue para a cooperativa conveniada, que vende para indústrias. Para participar, o morador deve fazer um cadastro na Coleta Seletiva da Emlurb. Depois, ele recebe um saco transparente, que será usado para colocar todo o tipo de resíduo reciclável, separando o que pode ser reaproveitando do lixo que não será usado, como restos de comida. Após a coleta, o resíduo reciclável é levado para o Ecoponto, em Austin. Lá, é feita a separação de material e a entrega para a cooperativa de catadoras conveniada com a Emlurb, que destina para a indústria.
Atualmente, a Coleta Seletiva conta com mais de 2.200 residências cadastradas em mais de 70 bairros, o que equivale a mais de sete mil pessoas participantes. Para se cadastrar, é preciso entrar em contato com a Emlurb pelos telefones 2768-8239 e 2768-9234 ou pelo e-mail tgo@emlurb-novaiguacu.rj.gov.br. A Coleta Seletiva é realizada semanalmente, de segunda a sábado, entre 7h e 15h20.