O Comando Militar do Sudeste (CMSE) comunicou nesta manhã de quarta-feira (01) , a localização de mais duas metralhadoras .50 que faziam parte do arsenal roubado em setembro, em Barueri, São Paulo. Além das metralhadoras, foi encontrada também um fuzil calibre 7,62 que não estava registrado como parte do roubo.
Com essa apreensão, até o momento, 19 das 21 armas originalmente levadas foram recuperadas. As outras duas metralhadoras .50 ainda permanecem desaparecidas.
Na semana passada, a Polícia Civil do Rio de Janeiro estava investigando a informação de que duas metralhadoras de Barueri ainda estavam no estado e que um fuzil estava sendo comercializado. Foi a primeira vez que o Exército considerou a possibilidade de desvio de fuzis, já que anteriormente, os investigadores estavam focados no roubo das metralhadoras MAGs e .50.
O CMSE não forneceu detalhes sobre o local exato da apreensão ocorrida hoje e se alguém foi detido até o momento desta atualização. Além disso, não foi confirmado se as três armas mencionadas pela Polícia Civil são as mesmas encontradas hoje.
Em outras operações, na terça-feira, 31 de outubro, o Exército e a Polícia Militar de São Paulo conduziram uma operação conjunta em Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, na tentativa de localizar as últimas quatro metralhadoras roubadas. Até outubro, 17 armas já haviam sido recuperadas após operações conjuntas do Exército com as polícias do Rio de Janeiro e São Paulo.
As autoridades afirmaram que as armas foram retiradas do quartel por militares, e seis deles são investigados por possível envolvimento direto no roubo. Posteriormente, essas armas foram negociadas com facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV) no Rio de Janeiro e o Primeiro Comando da Capital (PCC) em São Paulo.
Resumo das apreensões até o momento:
- 19 de outubro: Quatro metralhadoras .50 e quatro MAGs calibre 7.62 foram encontradas em um carro roubado e abandonado em um dos acessos da Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio de Janeiro.
- 25 de outubro: Cinco metralhadoras .50 e quatro MAGs foram recuperadas em um lamaçal em São Roque, no interior paulista.