A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ) tem investido continuamente na ampliação do acesso ao diagnóstico precoce e tratamento do câncer de mama no estado do Rio de Janeiro. Atualmente, a SES-RJ conta com mamógrafos em unidades de diversas regiões do estado; e tem também um mamógrafo móvel, que este ano já percorreu 24 cidades do interior e regiões metropolitanas, em ação complementar à dos municípios, atendendo 11.857 mil mulheres.
Além disso, a SES-RJ inaugurou em julho o Rio Imagem Baixada, maior centro de diagnóstico por imagens da América Latina, que, entre outros exames e procedimentos, oferece mamotomia por estereotaxia, um procedimento que está sendo oferecido pela primeira vez na rede pública do estado, conta com alta tecnologia e permite realizar biópsia de nódulos suspeitos com mais precisão. Aproximadamente 5 mil exames entre mamografias e ultrassonografias da mama já foram realizados.
Em números absolutos, foram feitos 37.927 exames de mamografia em unidades da rede estadual de saúde até setembro. Já o mamógrafo móvel fez 11.857 exames de mamografia e mais 8.079 de ultrassonografia, totalizando 19.936 exames.
“O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais frequente entre mulheres no Brasil e é a principal causa de morte entre as mulheres no país. Por isso, a Secretaria de Estado de Saúde vem trabalhando para ampliar cada vez mais o acesso ao diagnóstico precoce, que pode salvar milhares de vidas”, explica a secretária de Estado de Saúde, Claudia Mello.
Os mamógrafos da SES-RJ estão distribuídos pelas seguintes unidades: Rio Imagem Centro; Hospital Estadual dos Lagos Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema; Hospital da Mulher Heloneida Studart, em São João de Meriti; e Centro de Imagem da Baixada, em Nova Iguaçu. Os equipamentos estão disponíveis para a realização de exames preventivos em mulheres. O Ministério da Saúde indica que o exame seja realizado de rotina a cada dois anos em mulheres com idade entre 50 e 69 anos.
Mamógrafos móveis percorrem o estado do Rio
Em apoio aos municípios, o mamógrafo móvel da SES-RJ disponibiliza exames digitais de mamografia e ultrassonografia a pacientes do Sistema Único de Saúde.
A iniciativa faz parte do eixo móvel do Centro Estadual de Diagnóstico por Imagem Rio Imagem e visa apoiar os municípios no diagnóstico precoce do câncer de mama, tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, além de outras doenças que atingem a população feminina.
No dia em que estiverem agendadas, as pacientes devem levar um documento oficial de identidade e, caso possuam, o cartão do SUS. Para realizar os exames de ultra e mamografia, é necessário apresentar pedido médico, independentemente da idade da paciente.
Os resultados das ultrassonografias são disponibilizados imediatamente após os exames. Já os laudos das mamografias serão entregues em até 15 dias úteis na Secretaria de Saúde do município.
O mamógrafo móvel já esteve em 2023 nas seguintes localidades e municípios: Búzios, Três Rios, Miguel Pereira, Rio de Janeiro ( Largo da Carioca), Vassouras, Sapucaia, Rio de Janeiro (Quintino), Rio de Janeiro (Manguinhos), Saquarema, Silva Jardim, Rio de Janeiro (Gardênia), Japeri, Rio de Janeiro (Bangu Shopping), Itatiaia, Iguaba Grande, Duque de Caxias, Silva Jardim, Rio de Janeiro (Ilha do Governador), Cardoso Moreira, Santo Antônio de Pádua, Porciúncula, Nilópolis, São João de Meriti, Rio das Flores, Valença, Maricá, Cordeiro, Rio de Janeiro ( Largo da Carioca/Outubro Rosa), Saquarema e Magé.
Rio Imagem Baixada aumenta a capacidade de atendimento
Maior centro de diagnóstico por imagem da América Latina, o Rio Imagem Baixada, inaugurado em julho, já realizou 3.355 mamografias e 1.033 ultrassonografias de mama desde o início do seu funcionamento.
É o único equipamento da rede estadual equipado com a imuno-histoquímica, que é capaz de identificar tumor de mama. Além disso, é possível realizar cirurgias não invasivas em seu centro cirúrgico. Com essa variedade de exames, o diagnóstico de doenças como o câncer é acelerado.
Simpósio discute estratégicas para tratamento do câncer
O simpósio do Outubro Rosa, que será realizado neste sábado (28), na Casa da Medicina da PUC-RIO, vai reunir especialistas em câncer de mama. O coordenador da Área Técnica da Saúde das Mulheres da SES-RJ, Antônio Rodrigues Braga Neto, estará presente ao evento com a palestra “Visão da Prevenção do Câncer de
Mama pela SES-RJ”. As inscrições podem ser feitas pelo link www.amrj.org.br/outubro-rosa.
Além disso, a diretoria da Associação de Ginecologia e Obstetrícia do Estado do Rio de Janeiro (SGORJ) esteve em audiência com a secretaria de Estado de Saúde, Claudia Mello, no dia 24/10, para tratar temas estratégicos para a saúde das mulheres fluminenses.
Fatores que aumentam risco de desenvolver a doença:
• Idade
• Fatores endócrinos/história reprodutiva
• Fatores comportamentais/ambientais
• Fatores genéticos/hereditários
Ações que protegem contra o câncer de mama:
• Faça exercícios físicos regularmente
• Evite a obesidade e o consumo de álcool
• Consuma mais alimentos naturais
• Amamente seu(s) filho(s)
Fique de olho nas mamas:
Caroços endurecidos e fixos; pele da mama avermelhada ou com aspecto de casca de laranja; líquido e alterações no bico do peito; e nódulos no pescoço ou nas axilas podem ser características do câncer de mama.