Em um encontro repleto de debates sobre melhorias na qualidade de vida nas áreas urbanas, a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo promoveu o evento “Mobilidade e Uso do Solo – O Plano de Mobilidade Urbana de São Gonçalo”, que faz parte do Circuito Urbano 2023, do ONU-Habitat-Brasil. O encontro, que aconteceu na Câmara dos Vereadores de forma híbrida, na tarde desta quarta-feira (25), contou com a participação de painelistas com experiências nacionais e internacionais, do Brasil, África e América Latina, que contribuíram com a perspectiva do tema da mobilidade urbana. Os representantes internacionais participaram de forma on-line.
Anualmente, durante todo o mês de outubro, o ONU-Habitat estimula que países, cidades, comunidades, indivíduos e instituições debatam como melhorar a qualidade de vida nas áreas urbanas. A Prefeitura de São Gonçalo, pelo segundo ano consecutivo, teve proposta de evento aprovada para participar da iniciativa que debateu temas importantes para o desenvolvimento da cidade. O encontro foi transmitido pelo canal do Youtube do ONU-Habitat para todo o mundo.
Durante o encontro desta quarta-feira (25), o Plano de Mobilidade Urbana (Planmob) de São Gonçalo, recém-concluído, foi assunto de destaque entre as autoridades participantes.
“É um momento privilegiado poder ouvir, trocar experiências e receber as contribuições de autoridades nacionais e internacionais, especialmente neste momento em que estamos finalizando a entrega do nosso Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Destaco também a nossa parceria com o ONU-Habitat, um importante organismo de cooperação internacional, que tem sido excelente para o desenvolvimento da cidade de São Gonçalo”, enfatizou a secretária de Gestão Integrada e Projetos Especiais, Maria Gabriela Bessa.
O secretário de Estado das Cidades, Douglas Ruas – que já foi secretário de Gestão Integrada e Projetos Especiais da Prefeitura de São Gonçalo -, destacou a perspectiva de realizar um trabalho em conjunto entre o Governo do Estado com a Prefeitura de São Gonçalo para a elaboração de políticas públicas para o desenvolvimento do município.
“O Governo do Estado criou a Secretaria de Estado das Cidades e uma das propostas de atuação é o ‘Governo Presente nas Cidades’ que visa dar a oportunidades aos municípios de apresentarem ao governo estadual os seus pleitos e requerer investimentos para seu desenvolvimento. São Gonçalo conta com um trabalho atuante na apresentação de projetos ao Governo do Estado, visto que muitos deles já estão sendo implementados na cidade. A Secretaria de Estados das Cidades vai ser uma grande parceira de São Gonçalo, assim como de outros municípios, para proporcionar um desenvolvimento eficiente de forma sustentável”, afirmou o secretário Douglas Ruas.
Enfatizando o termo “mobilidade humana”, o diretor de escritório da GO Arquitetura, Planejamento e Mobilidade, empresa contratada para desenvolver o Planmob com a Semgipe, Vinícius Ribeiro, enalteceu a elaboração do projeto de mobilidade priorizando as pessoas.
“Para a empresa é motivo de orgulho compartilhar esse trabalho desenvolvido através de uma equipe focada que priorizou também a escuta pública. Entramos nesse projeto conscientes de que o plano de mobilidade teria foco na humanização, na sustentabilidade, na interação do município com a Baía de Guanabara e a oportunidade de criar vínculos com outras cidades”, disse Vinícius Ribeiro.
O encontro também contou com a colaboração de Jorge Cunha, do Instituto Rio Metrópole; Tainá Bittencourt, da Frente Nacional dos Prefeitos; Sarah Habersack, Coordenadora da Transformação Urbana e diretora do projeto de cooperação técnica Brasil-Alemanha ANDUS da GIZ; Vity Claude Nsalambi, professor da Universidade Agostinho Neto (UAN) da Angola; Lake Sagaris, professora e pesquisadora na Pontifícia Universidade Católica do Chile; e Rayne Ferretti, da Oficial Nacional do ONU-Habitat.