Ouça agora

Ao vivo

Câmara de Nova Iguaçu aprova programa para alunos com necessidades especiais
Nova Iguaçu
Câmara de Nova Iguaçu aprova programa para alunos com necessidades especiais
Fluminense empata com Fortaleza no fim do jogo e segue em situação delicada no Brasileirão
Aconteceu, Virou Manchete
Fluminense empata com Fortaleza no fim do jogo e segue em situação delicada no Brasileirão
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Brasil
Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 18 milhões
Paes e Moro brigam nas redes socias e trocam ofensas: ‘Destruiu a luta contra a corrupção’
Política
Paes e Moro brigam nas redes socias e trocam ofensas: ‘Destruiu a luta contra a corrupção’
RJ teve 240 denúncias de violência contra mulher via 190 por dia em 2023
Destaque
RJ teve 240 denúncias de violência contra mulher via 190 por dia em 2023
Auditoria do INSS revela descontos indevidos nas contas de mais de 1 milhão de aposentados
Brasil
Auditoria do INSS revela descontos indevidos nas contas de mais de 1 milhão de aposentados
Rio amplia campanha de vacinação contra Covid-19 XBB
Destaque
Rio amplia campanha de vacinação contra Covid-19 XBB

Orquestra do Jardim Catarina se apresenta pela primeira vez

Mais de 100 crianças e jovens do projeto social patrocinado pela Águas do Rio tocam música clássica para moradores de São Gonçalo
Foto: Divulgação / Águas do Rio

Sons de flauta, violino, viola, violoncelo e contrabaixo. A Lona Cultural Lídia Maria da Silva, em São Gonçalo, recebeu nesta quinta-feira (19) a estreia da Orquestra do Jardim Catarina, que levou muita emoção ao público presente. As 110 crianças e jovens, que têm entre 6 e 18 anos e fazem parte do núcleo de aprendizado da Ação Social pela Música do Brasil (ASMB), apresentaram a moradores da região todo o conhecimento absorvido ao longo dos primeiros seis meses do projeto. A iniciativa é patrocinada pela Águas do Rio, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Alyne Sophia da Silva Rosa, de 7 anos, é uma das alunas. Ela disse que não perde um dia de aula e conta como a atividade mudou a sua vida. “Antes eu ajudava a minha mãe na limpeza da casa e cuidava dos meus irmãos, agora eu estudo para ser flautista e já toco as músicas ‘Cai, Cai, Balão’ e ‘Brilha, Brilha, Estrelinha’ nas festas da família”, afirmou a futura flautista.

Conhecido como o maior loteamento plano da América Latina, o Jardim Catarina, em São Gonçalo, nasceu como bairro e, devido a processos sociais, políticos e econômicos, se desenvolveu como favela. Diante deste cenário, a Águas do Rio chegou para atuar nesta localidade com serviços de saneamento, além de contribuir de outras formas para o desenvolvimento humano, como a viabilidade deste projeto transformador.

“Somos responsáveis pela distribuição de água e coleta e tratamento do esgoto da cidade, mas entendemos que o nosso propósito vai muito além dos serviços prestados. Buscamos criar oportunidades e investir no desenvolvimento social nas cidades onde atuamos. E, para isso, precisamos incluir todos, principalmente quem vive em áreas vulneráveis, oferecendo benefícios da Tarifa Social, promovendo projetos como a Orquestra do Jardim Catarina, entre outras ações. Esse é só o começo!”, disse Simony Dias, gerente de Responsabilidade Social da Águas do Rio, ressaltando que nas sextas-feiras do mês de novembro a empresa vai iniciar um atendimento comercial na Associação de Moradores e Amigos do Jardim Catarina (Amajac).

Desde abril deste ano são oferecidas aulas de música clássica, totalmente gratuitas, de segunda a quinta-feira, na Amajac. Além das aulas, os alunos também recebem reforço escolar e cesta básica.

“Meu trabalho na comunidade e este projeto são para tirar o Jardim Catarina das páginas policiais e mostrar para todos que aqui existe gente boa, trabalhadora e decente. Precisamos apenas de oportunidades e de sermos ouvidos”, comentou o líder comunitário e presidente da Amajac, Tchetcheco Lima.

 

Novos sonhos para as crianças do Jardim Catarina

Para Michelle Galdino Ferreira, mãe de Cauã, de 11 anos, o projeto ensina muito mais do que música.

“Meu filho está aprendendo a tocar violino e, desde que começou no projeto, tudo melhorou: notas na escola, bom comportamento, está mais atencioso, carinhoso e comunicativo com a gente. Além dele, meus sobrinhos também fazem parte, e tanto para mim como para outras mães que precisam trabalhar todos os dias, é um alívio saber que eles estão longe das ruas e em segurança”, conta Michelle.

Cauã disse que seguirá a carreira de musicista e que as apresentações começaram desde cedo: “Quando eu crescer, o meu sonho é ser violinista! Hoje já toco nos aniversários, para minha família e amigos”.

 

Sobre a ASMB

A Ação Social pela Música do Brasil é uma organização não governamental sem fins lucrativos com atuação social inclusiva na promoção da cidadania, por meio da educação musical, para crianças, adolescentes e jovens de comunidades economicamente desfavorecidas e em situação de risco social. Mais de 12 mil jovens passaram pela instituição ao longo dos seus 24 anos. Atualmente, o programa está em três regiões do Brasil (Norte, Nordeste e Sudeste) e atende um total de 4.700 alunos em seu programa socioeducativo e cultural, resultando na redução das desigualdades sociais no Brasil.

Em sua vertente cultural, a Ação Social Pela Música do Brasil fundou, em 2014, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ), que traduz concretamente o resultado de seu trabalho realizado ao longo dos anos e que possibilita, a partir da revelação de talentos entre os jovens músicos, a abertura de novos caminhos para a vida profissional.

A OSJRJ é composta por jovens de grande talento oriundos de comunidades. Atualmente é a orquestra jovem de maior visibilidade no cenário cultural da cidade do Rio de Janeiro, apresentando excelente qualidade artística musical na execução de programas de altíssimo nível do repertório clássico nacional e internacional.