O plenário da Câmara do Rio aprovou em segunda e última discussão, na noite desta terça-feira (06), o projeto de lei que altera a escala de serviço da Guarda Municipal, com o retorno ao regime de 12h de trabalho por 36h de descanso. A proposta é de autoria da Prefeitura e reverte uma mudança feita em 2018, que ampliou para 60h de folga o intervalo entre cada jornada de 12h trabalhadas pelos agentes.
Ao todo, dos 47 vereadores que votaram na sessão dessa terça-feira, 34 foram favoráveis à proposta da Prefeitura e 13 contrários.
Eduardo Paes comemora aprovação do projeto de lei
Quem também ressaltou que o retorno ao regime de 12h de trabalho por 36h de descanso não é uma medida contrária aos agentes da Guarda Municipal, foi o próprio prefeito Eduardo Paes. Por meio das redes sociais, o gestor compartilhou um vídeo em que celebrou a votação na Câmara.
“Quero deixar claro o meu enorme respeito e orgulho pela Guarda Municipal. Aproveito para reforçar que essa não é uma medida contra a Guarda, mas sim a favor de toda a população carioca que vai sempre ser a prioridade da minha gestão. E essa mudança também vai ser boa pra corporação. Serão mais agentes a disposição, o serviço vai se tornar mais efetivo, mais organizado. Posso dizer que a nossa Guarda Municipal vai conquistar cada vez mais o respeito e a admiração de todos os cidadãos”, disse Paes.
Após a conclusão da tramitação na Câmara, o texto projeto segue para o prefeito Eduardo Paes. O chefe do Executivo municipal terá um prazo de 15 dias para sancionar a medida, podendo assim entrar em vigor.