Ouça agora

Ao vivo

Réveillon de Copacabana terá shows de Ivete, Anitta, Caetano e Bethânia, além da estreia do Palco Gospel
Destaque
Réveillon de Copacabana terá shows de Ivete, Anitta, Caetano e Bethânia, além da estreia do Palco Gospel
Na abertura do Cosud, Cláudio Castro defende mudanças na legislação penal e no indexador da dívida dos estados
Política
Na abertura do Cosud, Cláudio Castro defende mudanças na legislação penal e no indexador da dívida dos estados
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Brasil
Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Black Friday movimentará R$ 1,32 bilhão na Região Metropolitana do Rio
Destaque
Black Friday movimentará R$ 1,32 bilhão na Região Metropolitana do Rio
Decoração de Natal luxuosa da mansão de Virgínia Fonseca repercute nas redes
Famosos
Decoração de Natal luxuosa da mansão de Virgínia Fonseca repercute nas redes
Governador do Rio transfere recursos do RioPrevidência para cobrir dívida do estado com a União
Destaque
Governador do Rio transfere recursos do RioPrevidência para cobrir dívida do estado com a União
Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores
Destaque
Inter supera Vasco em luta por vaga direta para a Libertadores

Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência discute políticas públicas

A IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Macaé será realizada até terça-feira (17) e organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Prefeitura
Foto: Reprodução Prefeitura de Macaé

O primeiro dia da Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência, na Cidade Universitária, foi marcado pela discussão de eixos relacionados ao tema central proposto para a etapa nacional: “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência”. Homenagens a pessoas que prestaram serviços e que contribuíram com ações e práticas voltadas às pessoas com deficiência foram realizadas.

Na abertura, a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, destacou que a Coordenadoria de Fomento à Inclusão passou a levar de forma itinerante a formação das carteirinhas e no evento “Pensar Perceber” foram convidadas famílias com pessoas com deficiência. “Dentro da pasta temos o fomento a algumas instituições como o Portadores da Alegria, nada melhor para entender a dificuldade do outro é se colocar no lugar do outro. Precisamos pensar em políticas públicas voltadas aos direitos humanos, acessibilidade e inclusão social”, frisou.

Sabrina ressaltou que o município trabalha em eixos de forma integrada nas áreas de educação, saúde e desenvolvimento social. “Temos o projeto que já está em andamento do Centro de Referência para a Pessoa com Deficiência, onde múltiplas deficiências serão trabalhadas”, citou.

O presidente da Câmara, Cesinha, pontuou que é autor de propostas que hoje são leis como a Lei 4516/2018, que instituiu a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e a Semana Municipal de Conscientização do Autismo. “Também sou autor da Lei 4950/2019, tornando obrigatória a inserção do símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista nas placas de atendimento prioritário e a implementação do Centro de Especialidades juntamente com o prefeito Welberth vai garantir os direitos da pessoa com deficiência com condições necessárias”, disse, se referindo ao prefeito Welberth Rezende.

O presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Luciano Pires, salientou a importância de elencar propostas durante a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Macaé.“Teremos um grande aproveitamento para elaborar propostas que contribuam em ações voltadas para a pessoa com deficiência”, observou.

Para a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, professora doutora Edcléia Mascarenhas, os eixos que tratam de controle social, avaliação e acessibilidade, cidadania e a comunicação universal vão debater os desafios a serem enfrentados. “É uma alegria estar aqui principalmente após o longo período que atravessamos no momento do Covid. Foram momentos nos quais todos precisávamos lutar pela vida e sobrevivência. Eliminar barreiras é fundamental, por isso as políticas têm que ser transversais. Macaé está trazendo equipamentos e é isso que precisamos sonhar”, assinalou.

Homenagens

Os homenageados foram pessoas que prestaram serviços: Hildemar de Miranda Barbosa e Marcos Vieira Passos; e outras que ainda contribuem para os direitos da pessoa com deficiência: Rita de Fátima Manhães Gomes Barreto e Vânia Tolipan. Também foram homenageadas as servidoras e conselheiras municipais da PCD: Liana do Amaral; Renata Graça de Oliveira; Maria Luiza Vaccari Quaresma; Luciana Vizeu e Deusileni.

Hildemar teve uma longa história de luta pela pessoa com deficiência, entre elas, ele fundou o Centro de Vida Independente de Macaé e fez parcerias com empresas, capacitando e empregando pessoas com deficiência no mercado de trabalho; apoiou a implementação de diversos grupos e instituições como a AMADA, AMAC, AMORA, Portadores da Alegria e o Grupo de Dança de Rua, que deram início em suas atividades nas instalações do CVI Macaé.

Marcos Passos fundou a Associação Macaense de Apoio aos Cegos (AMAC), em Casimiro de Abreu fundou a Associação Casimirense para Integração dos Cegos (ACIC). A AMAC desenvolve uma série de trabalhos que visam a promoção e a realização da educação, reabilitação e profissionalização de todas as pessoas deficientes da visão.

Rita de Fátima Manhães Gomes Barreto é reconhecida por toda sociedade macaense por seu trabalho junto às pessoas com deficiência na Escola Sentrinho, oferecendo um espaço diferenciado e acolhedor.

Vânia Tolipan montou o primeiro grupo de dança para pessoas com deficiência de Macaé, “Núcleo de Portadores da Alegria” – entidade sem fins lucrativos com a finalidade de integrar a pessoa com deficiência à dança, arte, cultura, esporte e assistência social, rompendo as barreiras da discriminação e fazendo dessas atividades instrumentos de descoberta do próprio corpo.

Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas é debatido

Na conferência municipal, o tema central, subtema, eixos temáticos e sub-eixos da V Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência são de observância obrigatória. Desta forma, até esta terça-feira (17) os debates e as deliberações são estruturados em torno dos cinco eixos temáticos: o primeiro é “Estratégias para manter e aprimorar o controle social assegurando a participação das pessoas com deficiência”. O objetivo neste caso é elaborar propostas que auxiliem estrategicamente o aprimoramento da participação social das pessoas com deficiência nas diferentes etapas relacionadas às políticas públicas, considerando a conjuntura do país e os diversos marcadores sociais da diferença que se intersectam com a deficiência, tais como raça, etnia, gênero, geração, território, orientação sexual.

O segundo eixo temático é “Garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas e avaliação biopsicossocial unificada” com objetivo de elaborar propostas relacionadas ao acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas na perspectiva dos direitos humanos, da transversalidade e do cuidado, considerando a avaliação biopsicossocial unificada da deficiência como um dos pilares garantidores da equidade e da inclusão.

O terceiro eixo é “Financiamento da promoção de direitos da pessoa com deficiência” visando refletir sobre o cenário vigente relativo ao financiamento das políticas públicas e, em seguida, dispor propostas para o estabelecimento de um fundo nacional dos direitos das pessoas com deficiência, possíveis caminhos para o aporte de recursos a esse fundo, bem como sobre mecanismos para o acompanhamento e controle social da aplicação do financiamento.

No quarto eixo, com o tema “Cidadania e Acessibilidade” o objetivo será propor medidas que garantam a plena implementação da Convenção Internacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência que apontem o acesso a direitos em equidade de oportunidades, eliminando barreiras que dificultem a participação de pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida na sociedade.

O quinto eixo trata de “Os desafios para a comunicação universal” e visa elaborar propostas que fortaleçam o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação nas mídias sociais, visando valorizar o protagonismo das pessoas com deficiência e difundir conhecimentos e informações que promovam a inclusão e combatam o capacitismo.

Conferência termina nesta terça-feira

A IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Macaé foi deliberada em reunião ordinária do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no dia 5 de julho, sendo realizada até terça-feira (17) e organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Prefeitura de Macaé.

A IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Macaé é parte integrante e preparatória para as Conferências Estadual e Nacional e tem como objetivo analisar, propor e deliberar com base na avaliação local, reconhecendo a corresponsabilidade de cada ente federado, e eleger Delegados para V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

O vereador Reginaldo Hospital também participou do evento, além de representantes de diversas instituições que lutam e defendem a causa.