A Embaixada do Brasil em Israel optou por suspender a repatriação de cidadãos brasileiros, pelo menos até terça-feira (17), visando uma estratégia de atualização do número de pessoas que ainda necessitam de resgate.
O Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) anunciou no domingo (15) que o próximo voo da Força Aérea Brasileira (FAB) com brasileiros só deverá partir de Tel Aviv na quarta-feira (18). Uma exceção é feita para a aeronave presidencial, que está pronta na Itália para se dirigir ao Egito e resgatar os brasileiros que permanecem na Faixa de Gaza. Cerca de 30 pessoas aguardam autorização para cruzar a fronteira.
De acordo com informações da embaixada do Brasil em Israel, algumas pessoas que solicitaram a repatriação não têm comparecido ao aeroporto de Tel Aviv para embarque. No sábado (14), por exemplo, houve 24 ausências, possivelmente devido ao gradual retorno dos voos comerciais saindo de Israel.
Até o momento, as aeronaves da FAB envolvidas na Operação Voltando em Paz repatriaram 916 brasileiros e 24 animais de estimação, incluindo cães e gatos. Já foram realizados cinco voos para o Brasil.