Duas pessoas foram presas em flagrante por posse ilegal de arma durante uma operação da Polícia Federal realizada nesta terça-feira (10) nas cidades de Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto, na Região Serrana. A ação visa combater a extração irregular de recursos minerais da União e o agravamento do dano ambiental na área.
A operação mobiliza cerca de 100 agentes da Polícia Federal que cumprem 22 mandados de busca e apreensão na região. Além disso, estão sendo procurados sete caminhões que foram identificados durante as investigações e que eram utilizados para o transporte do material extraído ilegalmente.
Durante a operação, as autoridades também estão investigando outros crimes, como corrupção envolvendo servidores públicos, tráfico de drogas, caça de espécies da fauna silvestre, posse e comércio ilegal de armas de fogo, bem como lavagem de dinheiro.
A Operação Rio Preto identificou a existência de uma estrutura organizada para a prática da extração mineral, envolvendo executantes, financiadores, observadores e receptores. O nome da operação faz referência à origem do município, que leva o nome do Rio Preto, que atravessa a cidade.