Ouça agora

Ao vivo

Portela define o samba-enredo para o carnaval 2025
Carnaval
Portela define o samba-enredo para o carnaval 2025
Shopping de Niterói oferece aos visitantes diversas apresentações musicais de cantores locais
Entretenimento
Shopping de Niterói oferece aos visitantes diversas apresentações musicais de cantores locais
Duque de Caxias registra saldo positivo na geração de emprego
Baixada Fluminense
Duque de Caxias registra saldo positivo na geração de emprego
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para as Eleições
Destaque
MetrôRio terá esquema especial de funcionamento para as Eleições
Capitão Nelson lidera com 85% das intenções de votos em São Gonçalo
Política
Capitão Nelson lidera com 85% das intenções de votos em São Gonçalo
Polícia Militar do Rio de Janeiro tem novo recorde na apreensão de fuzis
Estado
Polícia Militar do Rio de Janeiro tem novo recorde na apreensão de fuzis
Eleições: Saquarema terá transporte público gratuito no domingo (06)
Costa do Sol
Eleições: Saquarema terá transporte público gratuito no domingo (06)

Cidade do Rio pode registrar a maior temperatura do ano nesta quarta-feira, ventos muito fortes e chuva

Cariocas voltarão a sentir altas temperaturas, com máxima prevista de 43°C. A aproximação de uma frente fria mudará o tempo a partir da tarde
Foto: Luiz Ackermann / Agência O Globo

O calor que foi destaque no último domingo, quando os termômetros marcaram 40,9°C, vai voltar ao município nesta quarta-feira (27/09). De acordo com o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, as temperaturas estarão em elevação acentuada e o Rio poderá bater um novo recorde, com máxima prevista de 43°C. Até então, a maior temperatura registrada neste ano foi 41,8°C, em fevereiro.

O meteorologista do Sistema Alerta Rio, Bruno Dumas, explica que não é incomum haver altas temperaturas neste início de primavera:

“A primavera é caracterizada como uma estação de transição para o verão, sendo comum o registro de temperaturas máximas em torno de 40°C neste período. Por exemplo, o maior registro da série histórica do Alerta Rio para o mês de setembro é de 41,6°C, em 12 de setembro de 2019, na estação Irajá”, explicou.

Por conta das altas temperaturas, nos períodos da manhã e tarde, a umidade relativa do ar poderá atingir valores entre 12% e 20% em alguns pontos. Segundo a OMS, os índices abaixo de 30% indicam situação de atenção. E abaixo dos 20%, de alerta. De acordo com o Ministério da Saúde, há riscos do aumento de incidência de doenças respiratórias em épocas de baixa umidade.

Uma série de recomendações é necessária, já que o corpo necessita de mais hidratação durante esse período. Como o gasto de energia é maior em períodos de baixa umidade, a população deve evitar atividades físicas ao ar livre entre 10h e 16h. A orientação é o uso de garrafinhas de água e o consumo de alimentos naturais, como legumes, verduras, leite e até o tradicional arroz com feijão, que contêm mais água em sua composição. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o índice ideal de umidade do ar é de 60%.

Pancadas de chuva, raios e ventos muito fortes

A aproximação de uma frente fria pelo oceano vai mudar o cenário a partir da tarde. Há previsão de pancadas rápidas de chuva, de intensidade moderada a forte, podendo vir acompanhadas de raios e rajadas de ventos fortes a muito fortes (acima de 76 km/h).

“Na madrugada e manhã de quarta-feira, ventos quentes e secos associados à formação deste sistema ocasionarão elevação nas temperaturas e queda na umidade relativa do ar. A partir da tarde, instabilidades associadas ao deslocamento deste sistema sobre o oceano, reforçadas pelo calor, provocarão pancadas rápidas de chuva moderada a forte, raios e ventos fortes a muitos fortes”, informa Bruno.

Na quinta-feira (28/09), após a passagem deste sistema, haverá declínio acentuado nas temperaturas sobre a cidade, com chuva fraca isolada durante a madrugada. A temperatura máxima não deverá passar dos 26°C.

O Centro de Operações Rio reforça, a seguir, as recomendações de segurança elaboradas pela Defesa Civil do Estado (Sedec-RJ) e pelo Corpo de Bombeiros do RJ em caso de rajadas de ventos fortes a muito fortes:

  • Feche as janelas, basculantes e portas de armários para evitar canalizações de ventos no interior de casa.
  • Persianas, cortinas ou blecautes também devem estar fechados para evitar que estilhaços se espalhem, no caso de alguma janela quebrar;
  • Aparelhos elétricos e registro de gás devem estar fechados. Dessa forma, não há agravamento em caso de queda de árvore;
  • Evite deixar objetos que possam cair em locais altos;
  • Fique atento: se houver falta de luz, cuidado com o uso de velas para evitar incêndios.
  • Não se abrigue debaixo de árvores ou de coberturas metálicas;
  • Evite a prática de esportes ao ar livre, especialmente, no mar;
  • Evite ficar próximo a precipícios, encostas ou lugares altos sem proteção;
  • Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
  • Não queime lixo, não ateie fogo em terrenos para remover vegetação, não acenda fogueiras ou jogue bitucas de cigarros em estradas ou terrenos com mata;
  • Fique atento: caso haja queda de árvore, é possível que a rede de energia tenha sido rompida. Nesta situação, há risco de acidentes causados por raios.

*Informações Centro de Operações Rio