Mesmo com a derrota para o Corinthians por 1 a 0, na última sexta-feira, na Neo Química Arena, o Botafogo mantém a diferença de sete pontos para o segundo colocado na tabela do Brasileirão. No entanto, o quarto revés consecutivo em 2023 ligou o alerta, conforme disse Tchê Tchê logo após o jogo, e fez a torcida se preocupar com o desempenho do time e, consequentemente, com o possível título do Brasileirão.
A diferença aumentou para 12 com Cláudio Caçapa e passou para 10 com Bruno Lage, no empate com o Santos, que marcou a estreia do técnico na competição. A diferença que chegou ao pico de 13, passou para 11 duas rodadas depois, e chegou a 10 na antepenúltima rodada. Após as duas derrotas em sequência e tropeço do principal adversário na briga pelo topo, o Palmeiras, a distância passou a ser de sete pontos.
Com o resultado da última sexta-feira, o Botafogo permanece com os 51 pontos, e perdeu a chance de aumentar a vantagem para o vice-líder, que temcom 44. O time paulista perdeu por 1 a 0 para o Grêmio na rodada. A próxima partida do Botafogo é na segunda-feira (02/10), às 20h, contra o Goiás, no Nilton Santos.