Cedae realizou, nesta sexta-feira (22), a seleção dos jovens aprendizes moradores da Cidade Nova e adjacências que vão atuar nos setores administrativos da empresa. Após um processo de entrevistas e cadastramento envolvendo mais de 400 jovens, a seleção foi feita por meio de sorteio para garantir que todos tivessem chances iguais.
Para reforçar a transparência do processo, o sorteio teve divulgação prévia e foi transmitido ao vivo no Instagram e no canal do Youtube da Cedae. Ao todo, foram disponibilizadas 35 vagas, sendo cinco exclusivas para pessoas com deficiência (PcD). Como só quatro PcD se inscreveram e, automaticamente, foram selecionados, a vaga remanescente será novamente aberta com este pré-requisito.
– No âmbito social, acreditamos que proporcionar acesso e oportunidades aos jovens em situação de vulnerabilidade, investindo na sua capacitação e experiência laboral, fortalece não só as comunidades do nosso entorno, mas também suas famílias – destacou Aguinaldo Ballon, diretor-presidente da Cedae.
Principal parceiro da Cedae na iniciativa, o RioSolidario receberá os jovens a partir do dia 2 de outubro, após o processo de contratação, para início do treinamento presencial em conjunto com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ).
– A iniciativa de realizar este processo seletivo exclusivo para moradores da região do prédio-sede da Cedae se deu pelo compromisso da Companhia em contribuir com o desenvolvimento socioeconômico da Cidade Nova, território com o menor Índice de Progresso Social (IPS) da cidade, conforme informações da Prefeitura do Rio em 2022 – ressaltou Allan Borges, gerente executivo de ESG e Relações Institucionais da Cedae.
O programa Jovem Aprendiz da Cedae está sendo totalmente repaginado. O projeto piloto vai capacitar os participantes, incluindo os selecionados no processo de hoje, para o mercado do trabalho. Além de treinamentos teóricos e práticos, eles terão acesso às ações relacionadas à Companhia, passando por áreas como tecnologia, segurança hídrica, sustentabilidade e cidadania.
Faça parte do programa
Para se tornar um Jovem Aprendiz, o interessado deve acessar o site do RioSolidario, clicar no botão ‘faça parte do banco de talentos’ no fim da página e preencher o formulário de cadastro.
Após o processo de seleção, os jovens são direcionados aos cursos e às respectivas vagas, seguindo o perfil e a disponibilidade de acordo com a necessidade das empresas parceiras.
O programa garante direitos como salário-mínimo por hora trabalhada, carteira assinada, vale-transporte, auxílio refeição ou alimentação, férias e 13º salário.