Um adolescente de 15 anos, identificado como Kaio Sousa, foi vítima de um tiroteio fatal no Morro do Juramento, na Zona Norte do Rio, na tarde desta quinta-feira. A Polícia Militar foi acionada pelos moradores da comunidade, onde encontraram o corpo do jovem envolto em um lençol. Segundo informações da polícia, ele teria sido atingido durante um confronto entre grupos de criminosos.
Anteriormente, a Secretaria de Estado de Polícia Militar havia divulgado que as lideranças das duas unidades que operam na região do Morro do Juramento – o 9º BPM (Rocha Miranda) e o 41º BPM (Irajá) – decidiram aumentar o policiamento nas proximidades do morro, após tomarem conhecimento de um conflito armado entre facções criminosas rivais.
Nas redes sociais, uma professora de Kaio expressou sua tristeza pela morte do aluno. Ela lamentou: “Hoje, um de nossos alunos perdeu a vida nessa guerra insana. Uma criança, mais uma criança! Meu Deus, é tão desgastante, dói tanto… Ontem, saí da escola e ele estava andando de bicicleta, hoje ele estava deitado, sem vida. Não consigo conter as lágrimas, porque a primeira coisa que a mãe dele fez foi vir até a escola, em um ato de desespero, para contar que seu filho havia sido atingido. A vida de Kaio chegou ao fim. A de Viviane também. E minha fé no que mais amo fazer está se esvaindo. Quantos mais?”, desabafou a professora. Moradores relataram que criminosos iniciaram um tiroteio intenso, inclusive usando granadas, no horário do almoço. Vídeos compartilhados por internautas mostram traficantes armados correndo em direção a uma área de mata no Juramento. Essa área é alvo de disputa entre traficantes da maior facção do Rio.